quarta-feira, 13 de outubro de 2021

 

Hospital de Setúbal está "abaixo da linha de água"

O diretor clínico demissionário do Centro Hospitalar de Setúbal justificou, a falta de condições físicas e profissionais o pedido de demissão de 87 clínicos desta entidade, considerando que a unidade está "abaixo da linha de água".

"É incrível, é inaceitável que as pessoas passem sete, oito e mais horas à espera de ser atendidas [nas urgências] e depois, quando são atendidas, muitas vezes é por tarefeiros que, digamos, que a oferta é de tal maneira já pouco seletiva que muitas vezes a qualidade do atendimento baixa", afirmou Nuno Fachada, durante uma audição no parlamento, a pedido do PSD. Nuno Fachada salientou que, nas últimas décadas, tem sido progressivo o "abandono e decadência" do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que "tem sido uma inquietação" para os profissionais do serviço público a "falta de progressão" e o facto de "aquilo que lhes foi prometido ter sido progressivamente retirado", nomeadamente a questão da valorização caso estejam em exclusividade.
O Senhor Diretor Nuno Fachada, esqueceu-se de um pormenor, e ele reporta-se ao fato de quando qualquer pessoa recorre às Urgências do  Centro Hospitalar de Setúbal, não é só o tempo de espera mas também a maneira que é atendido a cordialidade e o Profissionalismo de quem esta a atender, quando um Médico (a), pensa que tem o Rei e é Superior dos outros a coisa esta mal.

"As condições de trabalho e as condições de alguns serviços têm piorado progressivamente e, portanto, qualquer profissional, se lhe vão oferecer outras condições de trabalho e valores substancialmente superiores noutro sítio, vai-se embora e é aquilo que se está a verificar no Centro Hospitalar de Setúbal", disse.
Pois mas e aqui mais uma vez se descorda com uma realidade bem presente para o trabalho que esta a ser feito por esses Profissionais, esta mais que bem pagos senão vejamos, quando um doente vai a uma Urgência, e na triagem é submetido a um interrogatório, que nos faz lembrar os tempos da inquisição ( Estado Novo), e  estando na presença de um doente que sabe o que se passa com ele, e da parte da Profissional de saúde, não sabe fazer o despiste do problema, de saúde isso é bom Profissional? tem direito a ser melhor renumerado não, não tem, tem  que ser recrescido, pelo seu profissionalismo nada mais.

Nuno Fachada realçou que há "serviços bons e fortes" no centro hospitalar, como cardiologia, psiquiatria ou ortopedia, mas outras estão em situação "muito crítica", como a de obstetrícia, onde os obstetras "são quase todos de idade avançada" e se desdobram para assegurar o serviço de urgência. 
Os serviços que o Senhor Diretor demissionário diz tem o nosso desmentido, senão vejamos:
Psiquiatria quando um profissional passa medicação que não esta indicado para o utente ?, e um outro Profissional vai ao Processo Clinico de um utente retirar elementos do mesmo para tentar desacreditar o utente que meteu a Administração em Tribunal por violação a Lei, esse serviço esta no bom no caminho acho que o Senhor não sabe o que diz, ou esconderam os fatos??.
Já no que se refere a obstetrícia ai estamos de acordo ainda é bem presente na mente de todos o caso do Bebé sem rosto, estamos bem cientes esse serviço está muito mal.

"Eu, enquanto representante dos clínicos, tenho duas opções: ou omitir o que se passava e não estava bem com a minha consciência nem diante do meu juramento deontológico, ou solidarizar-me com os profissionais e tentar defender o meu centro hospitalar", concluiu, destacando ter "esperança" que esta atitude seja tida em conta para que a situação se inverta.
Mas é claro que o Senhor Doutor Nuno Fachada, não sabia dos fatos que aqui foram revelados, é grave mas é verdade, senão veja o que a sua colega Margarida Lobo medicou a um doente, e outro colega Bernardo Siopa Ribeiro fez em presença do Processo Administrativo que decorreu no Tribunal de Almada com o nº 536/19.OBEALM-T.A.F. Almada.
Acha que esta em condições de mesmo assim os seus colegas serem mais renumerados nos seus valores, acho que não e até devem ser responsabilizados pelas sua condutas.
Rui Henriques



Sem comentários:

Enviar um comentário