domingo, 5 de janeiro de 2014

Ex-futebolista Eusébio, o 'Pantera Negra', morre aos 71 anos

Eusébio da Silva Ferreira, o ‘Pantera Negra’, nascido em Lourenço Marques (atual Maputo, em Moçambique), a 25 de Janeiro de 1942, parte assim, a uns dias de completar 72 anos.
Fonte do Benfica adiantou que Eusébio morreu às 4h30 da madrugada de hoje, vítima de paragem cardiorrespiratória.
A lenda do futebol português, considerado por muitos um dos melhores futebolistas de todos os tempos, sempre teve várias complicações de saúde, principalmente problemas cardíacos. Em junho de 2012 esteve internado no Hospital da Luz, na sequência de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu na Polónia.
Eusébio estava em Poznan a acompanhar a seleção nacional durante o Campeonato da Europa de futebol, quando se sentiu mal e foi internado num hospital daquela cidade polaca.
O perfil de um campeão português
O futebol nos pés de Eusébio começou ainda menino, quando aos 15 anos jogava no "Os Brasileiros Futebol Clube", em Moçambique.
Foi uma passagem curta na vida de Eusébio, que depois de não passar nos testes para o Desportivo de Lourenço Marques, filial do Benfica no seu país de origem, representou o Sporting de Lourenço Marques, onde se começou a distinguir.
As notícias que chegavam à metrópole davam conta das qualidades do jogador e o brasileiro Bauer 'aconselhou' Eusébio a Bella Guttman, alertando o treinador para as qualidades daquele miúdo.
A década de 1960 estava a despontar e Benfica e Sporting envolveram-se numa disputa pelos serviços do 'Pantera Negra': as 'águias' comprometeram-se com a mãe de Eusébio, D. Elisa, e o Sporting com o clube.
O processo demorou a clarificar-se e Eusébio, que chegou a Lisboa em dezembro de 1960 com o nome de código Ruth, apenas viria a estrear-se pelo Benfica em maio de 1961.
Foi o princípio de tudo: uma carreira ímpar, com sucessos, prestígio, lesões, notoriedade e um nome que se transformou numa verdadeira marca, fosse ao serviço do Benfica ou da seleção, com a qual se estrearia em 08 de outubro de 1961.
No Benfica, acabado de se sagrar campeão europeu, Eusébio assumiu papel fundamental no último ano do treinador húngaro.
As 'águias' tinham acabado de alcançar o seu primeiro título europeu e já todos os consagrados (José Águas, Germano, Mário Coluna ou José Augusto) comentavam sobre quem sairia da equipa que derrotara o FC Barcelona (3-2) na final para Eusébio entrar. A rifa saiu a Santana.
O reinado do argentino Alfredo di Stefano (Real Madrid), um dos ídolos do próprio Eusébio, estava perto do fim e uma nova estrela surgia nos relvados, rivalizando com jogadores como Pelé, Puskas, Bobby Charlton ou Beckenbauer, e mais tarde, Johan Cruyff.
Explosão ou velocidade eram características normais em Eusébio, mas sob a sua chancela fica a excelência do remate: de qualquer ângulo, forte, colocado, em sucessivas imagens de corpo dobrado prestes a afligir os guarda-redes contrários.
Na final da Taça dos Campeões Europeus de 1962, o Real Madrid até esteve a vencer por 2-0, mas na noite dos pontapés de longe, mais de metade dos golos resultaram de remates de fora de área, Eusébio brilhou, pese embora o 'hat-trick' de Puskas.
A fama estava a caminho e o 'Pantera Negra' fez não só parte de um Benfica qual águia imperial na década de 1960 - cinco finais dos Campeões Europeus, duas ganhas e três perdidas -, mas de uma seleção 'gigante' no Mundial de 1966, em Inglaterra.
Na estreia de Portugal em campeonatos do Mundo, Eusébio foi um dos grandes responsáveis pelo terceiro lugar, ganhando o troféu destinado ao melhor marcador (nove golos) e sendo considerado por muitos o melhor futebolista da competição.
Na memória de todos ficaram os quartos-de-final com a Coreia do Norte, com Portugal a perder por 3-0 aos 25 minutos, naquele que Eusébio define como "o melhor jogo com a camisola da seleção e um dos melhores" da sua vida.
"Sempre acreditei e disse ao Simões que íamos ganhar. Falei com o Coluna para aguentar a defesa e não sofrermos mais golos".
A partir dos 27 minutos, Eusébio arrancou para uma das melhores exibições individuais da história do futebol: virou o resultado com quatro golos (4-3) e José Augusto ainda fez o quinto para Portugal.
Do primeiro Mundial de Portugal também permanece a imagem de Eusébio a chorar, depois de perder a meia-final frente à seleção da casa, a Inglaterra (2-1), numa carreira pela equipa das 'quinas' em que disputou 64 jogos e marcou 41 golos.
Com o Benfica, o 'King', nome que também passou a ser dado a Eusébio após a Puma ter criado umas botas de homenagem ao jogador, foi 11 vezes campeão nacional, ganhou cinco Taças de Portugal e foi campeão europeu (1961/62).
Até há pouco tempo, e antes do surgimento de jogadores como Luís Figo ou Cristiano Ronaldo (outros nomes grandes de tempos mais recentes), o currículo de Eusébio não tinha rival à altura entre os jogadores portugueses.
O 'Pantera Negra' foi sete vezes o melhor marcador do campeonato português (1963/4, 1964/5, 1965/6, 1966/7, 1967/8, 1969/70 e 1972/73), duas vezes o melhor marcador europeu (1967/8 e 1972/73) e uma vez eleito melhor futebolista Europeu.
Na fase final da carreira passou por outros clubes (Rhode Island, Boston, Monterrey, Beira-Mar, Toronto Metros, Las Vegas, New Jersey Americans e União Tomar), mas a possibilidade de emigrar em pleno auge foi 'vetada' no final da década de 1960.
O Inter de Milão cobiçava Eusébio e rezam as crónicas que oferecia três milhões de dólares (então cerca de 450.000 euros), mas o negócio nunca se chegaria a realizar: uns dizem que a Itália fechara as fronteiras a jogadores estrangeiros, outros que Salazar impediu a transferência.
Além dos golos e jogadas de génio, a carreira de Eusébio foi também marcada pelos sacrifícios impostos pelas várias lesões sofridas, que o levaram sete vezes à sala de operações para intervenções cirúrgicas aos joelhos, seis das quais ao esquerdo.
Hoje, Eusébio continua a ser nome de referência no Benfica e um embaixador da seleção portuguesa, mas a sua importância e mediatismo extravasou o mundo desportivo, tornando-o num autêntico símbolo.
Eusébio recebeu várias distinções nacionais e estrangeiras ao longo da vida, entre elas os colares de Mérito Desportivo (1981) e de Honra ao Mérito Desportivo (1990), além da "Águia de Ouro", o mais alto galardão do Benfica, em 1982.
Do desporto às artes, Eusébio viu a sua imagem inspirar cronistas, realizadores, bandas de música, escultores ou outros criativos.
Uma banda desenhada - Eusébio, o Pantera Negra (de Eugénio Silva) -, uma minissérie, da autoria de Manuel Arouca, uma estátua no Estádio da Luz e uma réplica em Boston, o nome de um avião da TAP e o nome de uma lontra no Oceanário são exemplos.
Eusébio também se 'transformou' em boneco no já extinto programa humorístico televisivo 'Contrainformação', onde tinha o nome de Eusébio.

O antigo jogador tem também o nome em ruas de várias localidades, na galeria da fama em Manchester, em Inglaterra, ou as pegadas no cimento da calçada da fama do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em iniciativas que prolongam no tempo um futebolista de exceção.

Presidente Pinto da Costa diz que futebol português está da luto

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, considerou hoje que "o futebol português está de luto" com a morte de Eusébio, numa nota publicada no site oficial do clube portista.

Para Pinto da Costa, morreu "um dos maiores símbolos da modalidade", aproveitando para enviar as condolências à família do "pantera negra".
"Morreu um dos maiores símbolos da modalidade. O maior jogador português da sua geração e sobretudo um grande ser humano e um exemplo de 'fair-play'. É um dia triste para o futebol português", afirmou o presidente do FC Porto.
Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória, disse à agência Lusa fonte do clube.
O "Pantera Negra" foi eleito o melhor jogador do Mundo em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.
Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

Reformas Organização Mundial de Saúde disponível para ajudar Portugal

A reforma dos cuidados de saúde primários em Portugal preocupa a Organização Mundial de Saúde, que se mostra disponível para ajudar o País mas com pedido prévio do Governo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que está disponível para ajudar Portugal com a manutenção dos cuidados primários de saúde, dependendo apenas de um pedido formal do Governo.
O órgão fala em sinais de “desinvestimento” nas unidades de saúde familiares, mostrando-se apreensivo com a atual reforma dos cuidados primários no País.
Neste sentido, e face a um pedido do Governo português, está disponível para criar um grupo de trabalho de apoio, semelhante ao criado na Grécia.
Neste momento a trabalhar no lançamento da reforma da saúde na Grécia, a OMS garante haver “discussões, mas que [a organização] não vai intervir a menos que o Governo solicite esta intervenção”, afirmou em entrevista à mesma publicação.
A OMS afirma, relativamente ao caso da Grécia, que o estado do sistema de saúde é “caótico” e é necessária uma reforma que tenha em conta os cuidados primários, os hospitais e o seu financiamento, tudo numa altura de grande pressão social e política.

O caso português é visto de forma diferente, visto já existirem “muitas coisas feitas” mas, na opinião da organização, deveria ser dada atenção ao que se passa na Grécia para constatar que as mudanças seriam positivas.

Portas diz que Seguro não tem autoridade para criticar Governo


Paulo Portas disse que José Seguro não tem "nem razão, nem autoridade" para criticar o alargamento da Contribuição Extraordinária de Solidariedade , decidida pelo Governo como uma das medidas alternativas ao "chumbo" da convergência de pensões.
O líder do CDS rejeitou a comparação feita por Seguro com a Taxa Social Única (TSU), ao falar aos jornalistas à saída de uma reunião em Aveiro com delegados ao próximo congresso do partido.
"Nem tem razão, nem tem autoridade. Não tem razão porque a chamada TSU das pensões acumulava com a CES e com a convergência e por isso fiz bem em recusá-la. Do que agora se trata, não é de acumular, mas de substituir uma medida que o Tribunal Constitucional considerou inválida", disse.
Portas salientou também que "a TSU das pensões aplicava-se a reformas de 400 euros, o que é socialmente inaceitável" enquanto a medida do governo é o alargamento da base da CES "para reformas entre os 900 e os mil euros".
Desta medida, acrescentou, ficam isentos e protegidos 95 por cento dos pensionistas da Segurança Social, "que são manifestamente os mais vulneráveis e os mais pobres no país".

Para Paulo Portas, o líder do PS também não tem autoridade para as críticas que fez, dado que "a última medida que o Partido Socialista tomou sobre pensões foi congelar pensões mínimas, pensões sociais e pensões rurais, que tinham um valor mensal entre 200 euros e 250 euros"

Virgindade aos 26 anos era problema de saúde pública ??

Psicólogo Quintino Aires foi sancionado pela Ordem por ter referido num programa de rádio da Antena 3 que virgindade aos 26 anos era problema de saúde pública.
É assim tão anormal ser-se virgem aos 26 anos? Não, dizem especialistas. Sim, disse o psicólogo Quintino Aires no programa da Antena 3 Hora do Sexo, o que lhe valeu uma repreensão com pena suspensa por dois anos, do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Psicólogos.
A questão da virgindade e de quando iniciar a vida sexual não é linear, defende o sexólogo Vasco Prazeres. "Nesta matéria não há um discurso único na sociedade. Há diferentes grupos sociais em que, por exemplo, quem estiver virgem aos 20 anos é uma aberração, mesmo que não tenha motivação para perder a virgindade. Cada um de nós tem diferentes motivações".
E o psiquiatra Júlio Machado Vaz considera que "a ausência de relações sexuais não traduz por si só nenhuma patologia", independentemente da idade. Logo, "é tão legítima uma pessoa manter-se virgem até ao casamento por uma questão religiosa ou manter-se virgem porque não encontrou ainda a pessoa que considera ideal".

Página de anuncio gratuito





Este anúncio é publicado Gratuitamente







                                   





                              PinhalReboques

Assistência e Desempanagem, Lda

Ao seu serviço em Pinhal Novo

Para tudo o Pais e Estrangeiro.

Agora com serviço de Vendas

de Peças usadas para o seu carro com garantia de satisfação e segurança.

Telaf: 21238779/ 80

Movel: 932389780

Grato pela sua preferia

Câmara de Palmela vai reunir dia 8 de Janeiro em Palmela

Executivo reúne no dia 8

            A Câmara Municipal de Palmela realiza a primeira reunião pública de 2014 no dia 8 de janeiro, quarta-feira, às 16 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela, com a seguinte ordem de trabalhos:

PONTO 1.      Responsável pelas execuções fiscais e elementos de apoio
PONTO 2.      Nomeação de Representantes da Fazenda Pública do Município de Palmela
PONTO 3.      Gestão das despesas com pessoal em função do mapa de pessoal e do Orçamento para o ano de 2014
PONTO 4.      Constituição de Fundos de Maneio – ano económico de 2014

            Como habitualmente, a reunião terá transmissão direta emwww.cm-palmela.pt.

Oficina de Fogaças de Palmela de 11 de Janeiro

Câmara Municipal promove Oficina de Fogaças de Palmela

No dia 11 de janeiro, às 16 horas, a Casa das Expressões Fantasiarte recebe uma Oficina de Fogaças de Palmela, organizada pelo Município. A oficina será dinamizada por Lourdes Machado, vencedora da 1ª edição do Concurso de Fogaça de Palmela, realizado em 2011, e destina-se a um máximo de quinze pessoas.
Pretende-se que este seja um momento de convívio onde, através da prática, os participantes aprendam a confecionar a Fogaça de Palmela e aprofundem os seus conhecimentos sobre este biscoito típico, profundamente enraizado nas tradições culturais e religiosas do concelho.
Os participantes serão, também, convidados a integrar a Bênção das Fogaças na Igreja de S. Pedro, em Palmela, cerimónia que decorre, anualmente, a 15 de janeiro, Dia de Santo Amaro, numa iniciativa da Confraria Gastronómica de Palmela com a Igreja Paroquial. De acordo com os costumes de Palmela, os biscoitos eram oferecidos ao Santo como pagamento de promessas e pedido de proteção para a saúde, as colheitas e o gado, estando as formas das Fogaças diretamente relacionadas com o fim a que se destinavam.
            A participação na Oficina de Fogaças de Palmela é gratuita, mediante inscrição prévia através do telf. 212336630.

Auditório Municipal de Pinhal Novo é palco de ateliê de cinema para crianças

“Vamos Aprender a Ver Cinema?”
Auditório Municipal recebe ateliê de cinema de animação para crianças

        Nos dias 11 de janeiro e 8 de fevereiro, às 15 horas, o Auditório Municipal de Pinhal Novo é palco do Ateliê “Vamos Aprender a Ver Cinema?”, numa organização Zero em Comportamento, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.
         A atividade lúdica e pedagógica, destinada ao público infantil, com idade superior a quatro anos, tem início com “Filminhos Infantis” – uma sessão de filmes que reúne onze primeiras obras revelação de alunos de escolas de animação europeias. Segue-se a oficina, que pretende demonstrar e explicar aos mais novos como se fabrica uma imagem no cinema. Os participantes irão explorar histórias sobre os primeiros anos do cinema e aprender a ver e a interpretar o mundo mágico das imagens em movimento. A encerrar, todos irão “realizar” um breve filme animado.
        As entradas têm o valor simbólico de um euro.

Auditoria revela falha grave em Cirurgia Cardíaca em hospitais de Lisboa

No Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o chefe do Serviço de Cardiologia e alguns dos cirurgiões fizeram menos de 50 operações por ano nos últimos cinco anos, e há profissionais que continuam neste serviço, mesmo estando associados a um desempenho com menor qualidade. Um dos cirurgiões da equipa fez 19 procedimentos cardíacos em cinco anos. O chefe de serviço identificou a incapacidade deste Médico e excluiu das cirurgias mais complicadas.
No hospital Santa Marta a lista de espera para cirurgia torácica já vai em três anos e estão em risco doentes idosos, que aguardam operações mais complexas, há dois anos.
No hospital Santa Cruz  de (Carnaxide, Oeiras), a lista de espera [ é dramática e está totalmente fora de controlo. Cerca de 2,5 %  dos doentes morrem em lista de espera].
A auditoria, que foi realizada a pedido da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), apontou falhas na coordenação , no registo clínico electrónico e no aconselhamento dos doentes após alta.
Esta auditoria que teve na equipa estavam Rui Cruz, diretor do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares, Nelson Pereira, da ARS-LVT, e Paul Sergeant, professor Belga.

Faleceu o Pantera Negra, Eusébio da Silva Ferreira

Faleceu nesta madrugada de 5 de Janeiro de 2014, o Pantera Negra, o antigo Jogador do Benfica e da Selecção Nacional, foi com muita mágoa que  estamos a dar esta triste noticia.
Eusébio da Silva Ferreira deixou-nos nesta madrugada com 71 anos de idade, e esta a mobilizar os Benfiquistas nesta hora de pensar, o pantera negra já vinha a apresentar diversos problemas de saúde.
O Nosso Jornal Correio da Amizade apresenta ao Benfica e à Família os seus mais profundos Pensamos pela morte deste símbolo do desporto Português.