quarta-feira, 10 de abril de 2013
Menezes promete “dar” mais 50 mil habitantes ao Porto
O candidato do PSD à Câmara do Porto tem “Um Plano para o Repovoamento” da Invicta, apresentando como “ambição” atrair “mais 50 mil habitantes numa década”. São mais de 60 as propostas de Luís Filipe Menezes, distribuídas por seis pólos da cidade - do denominado Atlântico ao do Ambiente.
O presidente da Câmara de Gaia e candidato social-democrata à autarquia do Porto, nas próximas Autárquicas, apresenta esta tarde “Um Plano para o Repovoamento” da cidade.
Constatando a perda de 90 mil habitantes nos últimos 30 anos, para os cerca de 238 mil actuais (números de 2011), Luís Filipe Menezes promete, em registo de “ambição”, atrair para a Invicta “mais 50 mil habitantes numa década”.
Num documento a que o Negócios teve acesso, Menezes compromete-se a “repovoar a cidade do Porto, para acolher os residentes e visitantes, avivando novas centralidades no respeito da memória, material e imaterial, doada e aprontando um futuro mais forte”.
Nesse sentido, avançará com “Um Documento Estratégico para o Repovoamento da Cidade do Porto, que a observe e diagnostique globalmente, evidenciando os pólos de notoriedade, e os eixos estratégicos e de desenvolvimento, da cidade do Porto ligando-a às regiões e ao mundo”.
Acresce ainda “Um Documento Macro-Estratégico, que presidirá ao diálogo, para a convergência de ideias e vontades, corroborando para um Projecto de Cidade entre entidades particulares ou públicas, as quais vão evidenciar as actividades sociais, culturais e económicas, para um Porto forte, dentro e fora do País”.
O plano de repovoamento assenta na divisão da cidade em seis pólos – o do Ambiente (abrangendo o Parque da Cidade, na freguesia de Aldoar), Atlântico (freguesias de Nevogilde, Foz do Douro e Lordelo do Ouro), Conhecimento e Saúde (zona que acolhe, por exemplo, o Hospital de S. João e o Campus universitário da Asprela), Memória (centro histórico) e Inovação (freguesia de Campanha, a mais pobre do Porto).
“Nos pólos da cidade, agora definidos, estão previstas mais de 60 propostas com o objectivo de recriar lugares coesos social e economicamente. Entre eixos e equipamentos públicos, são propostas como a Reabilitação do Mercado do Bolhão, já apresentada, como também a Requalificação dos eixos estratégicos: Avenida AEP, Avenida Damião de Góis, Fernão Magalhães, entre as mais de 60 propostas que em breve se tornarão públicas”, adianta a candidatura de Menezes.
Como denominadores comuns dos projectos do plano de repovoamento, Menezes destaca: Fomentar as Artes, a Cultura e a Economia; Criar emprego e estimular o empreendedorismo (benefícios fiscais e sociais); Fixar pessoas com principal incidência da camada jovem; Desenvolver a cidade para uma realidade cosmopolita: local e global; e estabelecer os custos de execução das propostas com base no investimento privado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário