quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Candidatura da Arrábida a Património Mundial Concluída
Dossiê aprovado em reunião de Câmara
Candidatura da Arrábida a Património Mundial concluída
A Câmara Municipal de Palmela aprovou, na última reunião pública, o Dossiê de Candidatura da Arrábida a Património Mundial e a Declaração de Compromisso relativa à salvaguarda, proteção e gestão da Arrábida. A aprovação destes documentos pelas diversas entidades envolvidas – Municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal, Associação de Municípios da Região de Setúbal (coordenação do projeto) e Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta – corresponde à fase final do processo de candidatura, que deverá ser entregue à UNESCO até 1 de fevereiro. Entretanto, foi já entregue, na Comissão Nacional da UNESCO, uma versão de trabalho da candidatura para apreciação e validação pelo Estado Português.
A candidatura a Património Mundial Misto, integrando valores naturais e de ordem cultural material e imaterial, abrange parte dos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal, ao longo da cordilheira da Serra da Arrábida, desde o morro do Castelo de Palmela até à Plataforma do Cabo Espichel, incluindo o Parque Marinho Luiz Saldanha.
Além do trabalho desenvolvido pelas entidades promotoras - que tem permitido conhecer melhor a Arrábida e produzir conhecimento académico sobre a sua riqueza - o longo caminho já percorrido tem contado com os contributos e apoio de todas as entidades e individualidades que integram as Comissões de Honra, de Acompanhamento e do Fórum.
O historial, os documentos e muitas outras informações podem ser consultados no sítio oficial da candidatura, recentemente atualizado, em http://arrabida.amrs.pt/.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário