quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Município de Palmela Promove Semanas das Freguesias 2013

Palmela abre calendário Município promove Semanas das Freguesias 2013 A Câmara Municipal de Palmela promove, durante o primeiro semestre do ano, o já habitual ciclo de trabalho descentralizado, dedicado a cada uma das freguesias do concelho. A Semana da Freguesia de Palmela, a decorrer entre 4 e 8 de fevereiro, abre o calendário 2013. O programa de cada uma das semanas, que se prolongam até junho, privilegia a realização de reuniões com os Executivos das Juntas e instituições locais, o acompanhamento de obras e projetos no terreno, e o atendimento descentralizado pelos eleitos. Dar a conhecer instituições, empresas, agentes locais e projetos que fazem a diferença no dia a dia das comunidades é outro dos objetivos da iniciativa desenvolvida pelo Município, que aposta na gestão pública participada como forma privilegiada de trabalho. Reunião pública descentralizada no dia 6 A reunião pública quinzenal do Executivo está agendada para o dia 6 de fevereiro, quarta-feira, às 21 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela, com transmissão direta em www.cm-palmela.pt. O período aberto à participação dos munícipes terá lugar no início da reunião, para facilitar a discussão de temas de especial interesse para as populações. Ainda no âmbito da Semana de Palmela, os eleitos farão atendimento na Câmara Municipal, no dia 8, a partir das 10 horas. Calendário das Semanas das Freguesias 2013 Palmela 4 a 8 de fevereiro Poceirão 4 a 8 de março Quinta do Anjo 1 a 5 de abril Pinhal Novo 6 a 10 de maio Marateca 17 a 21 de junho

Candidatura da Arrábida a Património Mundial Concluída

Dossiê aprovado em reunião de Câmara Candidatura da Arrábida a Património Mundial concluída A Câmara Municipal de Palmela aprovou, na última reunião pública, o Dossiê de Candidatura da Arrábida a Património Mundial e a Declaração de Compromisso relativa à salvaguarda, proteção e gestão da Arrábida. A aprovação destes documentos pelas diversas entidades envolvidas – Municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal, Associação de Municípios da Região de Setúbal (coordenação do projeto) e Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta – corresponde à fase final do processo de candidatura, que deverá ser entregue à UNESCO até 1 de fevereiro. Entretanto, foi já entregue, na Comissão Nacional da UNESCO, uma versão de trabalho da candidatura para apreciação e validação pelo Estado Português. A candidatura a Património Mundial Misto, integrando valores naturais e de ordem cultural material e imaterial, abrange parte dos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal, ao longo da cordilheira da Serra da Arrábida, desde o morro do Castelo de Palmela até à Plataforma do Cabo Espichel, incluindo o Parque Marinho Luiz Saldanha. Além do trabalho desenvolvido pelas entidades promotoras - que tem permitido conhecer melhor a Arrábida e produzir conhecimento académico sobre a sua riqueza - o longo caminho já percorrido tem contado com os contributos e apoio de todas as entidades e individualidades que integram as Comissões de Honra, de Acompanhamento e do Fórum. O historial, os documentos e muitas outras informações podem ser consultados no sítio oficial da candidatura, recentemente atualizado, em http://arrabida.amrs.pt/.

Carnaval em Pinhal Novo 2013

Carnaval sai às ruas de Pinhal Novo O Grupo Carnavalesco “Amigos de Baco” promove, nos dias 10 e 12 de fevereiro, domingo e terça-feira, às 15h30, o Desfile de Carnaval nas ruas da vila de Pinhal Novo, iniciativa que contará com cerca de duas centenas de participantes e quatro carros alegóricos. Os “Amigos de Baco” promovem, ainda, dois bailes, nos dias 9 e 11, às 21h30, nos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, e o tradicional Enterro do Bacalhau – ritual teatral satírico, que assinala o fim da folia e o início da Quaresma – no dia 13, às 21h30, no Jardim José Maria dos Santos. As atividades contam com o apoio da Câmara Municipal de Palmela que, para assinalar esta época festiva, promove, no dia 9, às 15h30, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, um ateliê de coreografias de dança e estúdio de fotografia, alusivo à data, destinado ao público em geral.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Victor Aleixo indigitado pelo PS para a Câmara de Loulé

Loulé: Vítor Aleixo é o candidato do PS à presidência da câmara A comissão política concelhia do Partido Socialista de Loulé aprovou ontem, segunda-feira, por unanimidade, Vítor Aleixo como candidato à presidência da Câmara Municipal de Loulé nas eleições autárquicas marcadas para outubro. Para além do “fortíssimo” apoio dado pela comissão política socialista, o candidato contou também “com o apoio expresso da larga maioria dos militantes socialistas da concelhia e dos autarcas eleitos pelo PS no concelho que subscreveram esta candidatura”, salienta o PS/Loulé, em comunicado. A eleição contou ainda com a presença do presidente da Federação do PS/Algarve, António Eusébio, que não quis deixar de demonstrar o seu apoio e “a aposta inequívoca” da federação “em conquistar a Câmara Municipal de Loulé para o PS, com a candidatura de Vítor Aleixo”. O PS/Loulé elogia “as características pessoais e o passado, experiência e currículo” do candidato, bem como o seu “perfil humanista, sempre atento ao bem-estar social e pessoal das pessoas”. Vítor Aleixo, atualmente empresário livreiro na cidade de Quarteira, nasceu em Loulé, em 7 de fevereiro de 1956. Licenciou-se em História e Ciências Sociais pela Universidade de Rostov/Don, na Rússia. Iniciou a sua atividade política nos círculos juvenis da oposição democrática no Atlético de Loulé. Foi deputado municipal desde 1986 até dezembro de 1997, quando integrou a lista do PS à Câmara Municipal de Loulé, cuja presidência assumiu, entre 1999 e 2002, com a saída de Joaquim Vairinhos para o Parlamento Europeu. Em 2005, Vítor Aleixo candidatou-se à presidência da Câmara de Loulé mas foi derrotado por Seruca Emídio (PSD). Agora, o socialista terá pela frente o já anunciado candidato social-democrata, Hélder Martins.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Largo José Maria dos Santos agora deu em Estacionamento de Carros

Foi com alguma surpresa que damos conta que no Largo José Maria dos Santos e no espaço em redor da Igreja Paroquial de São José esta-se a dar como parque de estacionamento de carros, sim é verdade, de algum tempo a esta parte é frequente ver-se carros estacionados, no interior do Jardim, não estamos a referir ao carro do senhor Padre, mas a muitos outros inclusive, uma carrinha que lá estaciona. Onde anda a GNR que ainda não deu com essa violação ao código de estrada??. O Senhor Comandante, ao iniciar os seus serviços como Comandante de Posto afirmou que vinha para ser cumprida as Leis? onde esta ? . Ainda sobre este tema há no interior da Vila de Pinhal Novo, muitos carros Pesados estacionados, sobre este tema já foi alvo de um artigo neste Jornal, mas continua todo na mesma, desde Autocarros, a outros carros pesados são uma norma, já soubemos que a GNR sabe do facto, mas continua todo na mesma, aqui fica mais uma vez a nota.