quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Saúde em Portugal mais uma vez com algo para se saber ??

Por incrível que se possa  pensar, mais uma vez estou a falar do Hospital São Bernardo (Centro Hospitalar de Setúbal EPE ) :
Soube-se hoje neste dia em que este Jornal esta a ser Editado que a Diretora do Serviço Social da Câmara Municipal de Loulé, Dr.a Sandra Vaz, fez um pedido de Informação ao Centro Hospitalar de Setúbal EPE sobre um doente em concreto, cujo o referido Centro Hospitalar ainda não deu qualquer resposta ?
Este jornal sabe em concreto quem é o doente porem manda o bom senso não revelar o Nome do Utente em concreto, porem podemos dizer que este utente tem estado a ser seguindo pelo Psicologo Clínico da Câmara de Loulé, que apesar de estar com um grave problema e este Psicologo estar a dar-lhe todo o apoio, possível, coisa que no referido Centro Hospitalar de Setúbal nada neste campo lhe esta a ser dado.
Mais este Utente, que foi a uma consulta de desabituação tabagística, se viu num dilema, a saber:
 A Enfermeira que com ele falou, antes de ser visto por uma Médica, falou-lhe do que é ser fumador, dessa conversa, que foi muito dilucidativa,  o  mesmo ficou a saber que havia um medicamento para combater a nicotina, confrontada a referida Médica a mesma disse que não lhe passava esse medicamento e ele que deixa-se de fumar, esquecendo-se que esse ato trás ansiedade num doente já por si com ansiedade? sera essa as boas praticas em Medicina??.
Aqui fica este relato, tendo em atenção que foi impossível contatar  a Secretaria da Administração, por a mesma estar em conselho de Administração, e esse referido Centro Hospitalar de Setúbal não ter mais ninguém para atender os utentes que precisem de ser esclarecidos, sobre qualquer assunto?.
Como não ouve tempo útil para ser inquerido o gabinete de imprensa do Centro Hospitalar já que tinha-se que publicar o jornal, deste mês.

Rui Henriques
Diretor







Pagina de anuncio gratuito




Este anúncio é publicado Gratuitamente







                                   





                              PinhalReboques

Assistência e Desempanagem, Lda

Ao seu serviço em Pinhal Novo

Para tudo o Pais e Estrangeiro.

Agora com serviço de Vendas

de Peças usadas para o seu carro com garantia de satisfação e segurança.

Telaf: 212389779/ 80

Movel: 932389780

Grato pela sua preferia

Terraço do Mercado recebe mostra de produtos locais e biológicos



“Mercadinhos de Palmela”
Terraço do Mercado recebe mostra de produtos locais e biológicos

No próximo sábado, 16 de agosto, entre as 10 e as 18 horas, os “Mercadinhos de Palmela” estão de regresso ao terraço do Mercado Municipal de Palmela, com diversos produtos locais e de produção biológica. A iniciativa da Câmara Municipal de Palmela, que irá prolongar-se até 18 de outubro, com um conjunto diversificado de mostras e mercados temáticos quinzenais – produtos locais, velharias, colecionismo, artesanato, artigos em segunda mão - pretende contribuir para a dinamização comercial e turística do núcleo mais antigo da vila.
Cada mostra conta com um programa de animação com o envolvimento de agentes económicos locais, que integra oficinas dinamizadas pelos participantes, apresentação de produtos, realização de artesanato ao vivo, show cookings, ateliês infantis e visitas guiadas ao Centro Histórico. Este projeto vem complementar outras medidas, desenvolvidas pelo Município, com o propósito de incentivar a reabilitação urbana por parte dos proprietários e a dinamização social e económica.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, através do telefone 212336647 ou do email grch@cm-palmela.pt.

Ações de formação gratuitas para a comunidade com inscrições abertas


Segundo semestre com novidades
Ações de formação gratuitas para a comunidade com inscrições abertas

    Tem início em setembro o segundo semestre do Plano de Formação para a Comunidade, com um conjunto de novas ações em Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Marateca e Poceirão. A Câmara Municipal de Palmela promove estas ações há vários anos, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional I.P., Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Centro de Formação Profissional de Setúbal, proporcionando, de forma gratuita, qualificação profissional e novas competências, em áreas como o comércio e serviços, a agropecuária, a informática ou a higiene e segurança alimentar.
    Marketing de vinhos, novas tendências na restauração, gestão da qualidade, cuidados na alimentação e hidratação de pessoas doentes, agricultura sustentável ou internet como estratégia de marketing são algumas das ações previstas para este segundo semestre.
    Os interessados devem formalizar a sua inscrição mediante o preenchimento da ficha própria, disponível em www.cm-palmela.pt, na área Formação (remeter via e-mail para bibliotecas@cm-palmela.pt; via postal para Biblioteca Municipal de Palmela, Largo de S. João, 6, 2950-204 Palmela; fax: 212 336 633; presencialmente, nas instalações da Biblioteca Municipal de Palmela). A participação está sujeita a critérios de seleção (se os inscritos se integram na população ativa ou residente a trabalhar no concelho, se se trata de agentes económicos do concelho e a ordem de entrada de inscrição na autarquia).

Plano de Formação para o 2º Semestre de 2014:

Higiene e Segurança Alimentar/HACCP

Higiene e segurança alimentar e Sistema HACCP (50 horas)
02/10 a 27/11 (3/5ª f) | 20:00/23:00 | Quinta do Anjo          

Comércio e Serviços

Marketing de vinhos (25 horas)    
22/09 a 17/11 (2ª f) | 14:00/17:00 | Palmela
Comércio eletrónico e e-business (25 horas)    
23/09 a 28/10 (3ª f) | 18:30/22:30 | Palmela
Serviço de vinhos (25 horas)
01/10 a 26/11 (4ª f) | 14:00/17:00 | Palmela
Novas tendências na restauração (25 horas)     
03/10 a 28/11 (6ª f) | 14:00/17:00 | Palmela
Centro de turismo equestre – gestão (25 horas)           
06/10 a 01/12 (2ª f) | 14:00/17:00 | Palmela
Animação no ponto de venda (25 horas)
06 a 28/11 (5/6ª f) | 18:30/22:30        | Palmela       
Cuidados na alimentação e hidratação de pessoas doentes (50 horas)
01/10 a 28/11 (4/6ª f) | 20:00/23:00 | Quinta do Anjo          
Gestão da qualidade – implementação e ferramentas do sistema (50 horas)          
02/10 a 02/12 (3/5ª f) | 19:00/22:00 | Pinhal Novo  
Ideias e oportunidades de negócio (50 horas)   
07/10 a 04/12 (3/5ª f) | 14:00/17:00 | Pinhal Novo  

Agropecuária

Produção artesanal de queijo – iniciação (25 horas)    
22/09 a 17/11 (2ª f) | 20:00/23:00 | Quinta do Anjo 
Agricultura sustentável (50 horas)          
02/10 a 02/12 (3/5ª f) | 14:00/17:00 | Poceirão        
Cultura de hortícolas em modo de produção biológico (50 horas)    
07/10 a 02/12 (3/5ª f) | 18:30/21:30 | Palmela
           
Informática *

Internet como estratégia de marketing (50 horas)        
02/10 a 27/11 (3/5ª f) | 19:30/22:30 | Pinhal Novo  

Informática para todos (ação dirigida a toda a população) *

Noções básicas de informática (50 horas)
14/10 a 09/12 (3/4/5ª f) | 15:30/17:30 | Palmela      

* requisito obrigatório: computador portátil

52ª Festa das Vindimas Palmela celebra tradição vitivinícola

Entre os dias 4 e 9 de setembro, Palmela está em festa, com a 52ª edição da Festa das Vindimas. Organizada pela Associação das Festas de Palmela, com o apoio da Câmara Municipal, esta festa está fortemente ligada à tradição vitivinícola do concelho e, em geral, à celebração do trabalho na terra. O programa continua a integrar momentos de grande simbolismo, como a Pisa da Uva e a Bênção do 1º Mosto, o Cortejo dos Camponeses e os Cortejos Alegóricos – este ano, dedicados ao tema “Uma viagem ilustrada por Palmela” - ricamente decorados, com várias dezenas de figurantes e acompanhados por um desfile a cavalo, pelos ranchos folclóricos e pelas marchas das coletividades locais, atraindo, anualmente, milhares de visitantes.
A feira de vinhos da Península de Setúbal, no Largo de S. João, onde o Moscatel de Setúbal é rei, continua a ser, também, um dos principais atrativos desta festividade, local privilegiado de encontro e convívio na reta final do verão.
Muita música, com destaque para o trabalho das diversas coletividades centenárias do concelho e dos artistas locais, gastronomia, desporto, animação e exposição e venda de produtos regionais são mais alguns dos motivos de interesse para uma visita. A anteceder a Festa, no dia 3 de setembro, Palmela elege a sua Rainha das Vindimas 2014, numa Gala que terá lugar no Cineteatro S. João, a partir das 21h30. Na ocasião, será, também, apresentada a Marcha das Vindimas 2014.
            A Câmara Municipal de Palmela presta apoio técnico e logístico à Festa e atribuiu um apoio financeiro no valor de 22 mil euros.

Estudo Risco de cancro potenciado pelo uso de popular pasta de dentes

A pasta de dentes Colgate Total contém uma substância que pode aumentar o risco de cancro, a triclosan, segundo a agência de notícias Bloomberg News, que acedeu a um relatório em que são postas em causa várias características da pasta.
A agência de notícias Bloomberg News revelou que a Colgate Total contém triclosan, uma substância que pode aumentar o risco de cancro, sendo que, ao que tudo indica, a empresa não deu importância aos testes feitos em animais. 

Previsão 'Queda’ do BES pode pôr economia lusa a crescer metade

  Quando o clima económico em Portugal dava mostras de querer melhorar, a crise no BES veio outra vez por o país nas páginas 'negras' da imprensa nacional e internacional, reporta o Jornal de Negócios. Hoje, segundo um relatório da Economist Intelligence Unit, o crescimento português é fixado nos 0,6%, metade do previsto até aqui.
Depois de uma previsão de crescimento para a economia portuguesa, em 2014, de 1,2% do PIB, pelo Governo, a Economist Intelligence Unit vem hoje alertar para que, face à implosão da crise do BES, as previsões iniciais podem ser reduzidas para metade.
No documento, a que o Negócios teve acesso, considera-se ainda que o resgate à instituição bancária liderada por Ricardo Salgado durante mais de 20 anos foi duro para com os acionistas, e alega-se que poderia ter havido a opção de penalizar também obrigacionistas seniores e depositantes nos montantes não garantidos.
Os novos dados surgem na nota preparada pela unidade de análise da revista ‘The Economist’, onde se estima um “impacto negativo de curto prazo da crise BES na confiança e no investimento em Portugal”, acrescentando-se este facto a dúvidas levantadas pela oposição, em Portugal, de que o investimento realizado no Novo Banco pode ainda resultar numa fatura a pagar pelos contribuintes.
Face ao investimento estadual de 3,9 mil milhões de euros, e caso a venda do banco resulte de um valor maior, com os bancos a terem de suportar as ‘perdas’,  questiona-se se “poderá o Governo ficar à margem [desse facto], se esse custo representar uma ameaça à estabilidade das outras entidades de crédito, depois de ter visto o BES cair?". 
Com algumas perguntas ainda por responder, dado quase certo é que o caso BES terá, entre as suas 'vítimas', um impacto significativo em termos do crescimento do PIB português.