segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Além do Hospital de ila Franca de Xira, também em Castelo Branco há dois doentes com legionella internados.

Não é só em ila Franca de Xira que reside o surto de legionella, sera que não temos mais casos em outros Hospitais?

Duas pessoas infetadas com legionella estão internadas no Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco (HAL) desde a manhã de domingo, disse hoje à agência Lusa fonte da Direcção-geral de Saúde (DGS).

Francisco George admite que o atual surto de 'legionella' esteja já "próximo do máximo"

Há 160 infectados, 20 casos suspeitos. Surto já causou 4 mortes.

O diretor-geral da Saúde, Francisco George, admitiu hoje que o surto de 'legionella', que já causou 160 infeções (mais 20 casos suspeitos) e quatro mortes confirmadas, possa estar "próximo do máximo", explicando que só uma pequena percentagem das pessoas expostas ficarão doentes.
Em declarações aos jornalistas, o responsável afirmou hoje ao início da noite que "do primeiro dia para o segundo dia há uma triplicação [do número de casos], e deste último dia para hoje há uma duplicação".
"O que quer dizer que poderemos estar - não quer dizer que estejamos - poderemos estar próximo do máximo, do pico deste processo. Mas não sabemos ainda", referiu Francisco George, que falava aos jornalistas no final de uma reunião de emergência de quase cinco horas de diversas entidades para analisar o surto provocado pela infeção por legionella, bactéria que causa pneumonias graves.
O diretor-geral da Saúde explicou que noutros surtos registados na Europa, "muitas vezes, torres de refrigeração de unidades fabris ou de grandes espaços, nomeadamente comerciais, podem emitir gotículas que, desde que estejam contaminadas, podem ser inaladas e provocar uma infeção na árvore respiratória que está na origem da pneumonia".
As autoridades esperam que surjam mais casos nas próximas semanas, mas o responsável sublinhou que "há milhares de pessoas expostas a este risco, mas só muito poucas ficarão doentes", algo que é próprio desta doença.
Francisco George salientou que "o que é preciso é selar as fontes que podem representar mais risco" e, nesse sentido, "as principais torres de arrefecimento das unidades fabris da região [Vila Franca de Xira] foram seladas", como anunciara minutos antes o ministro da Saúde, Paulo Macedo.
                               



quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Cinco erros na saúde em Espanha Portugal não esta livre do Èbola

Cinco erros em cadeia podem ter sido responsáveis pelo primeiro caso de contágio pelo vírus do Ébola fora de África, incluindo a aplicação inadequada dos protocolos vigentes, de acordo com a imprensa espanhola.
Poderá igualmente não ter sido seguida a diretriz que define que a necessidade de haver sempre uma pessoa a observar quando qualquer funcionário de saúde sai do quarto do paciente.O jornal ABC refere na sua edição desta quarta-feira que o contágio da auxiliar de enfermagem pode ter ocorrido quando a mulher tocou a cara depois de passar com a mão no seu uniforme.
Fontes citadas pelo jornal referem ainda ainsuficiente formação como outro dos erros cometidos no âmbito deste caso, já que os funcionários médicos apenas receberam umapalestra informativa de 20 minutos, sem nunca terem realizado qualquer simulacro.
Outros erros terão sido cometidos posteriormente com a auxiliar de enfermagem Maria Teresa Romero, de 44 anos, que terá, por três vezes, ido a centros médicos – com febre – sem que lhe tenha sido realizada qualquer exame de saúde para deteção da doença.
A funcionária fez vida normal nos seis dias depois da morte do missionário espanhol com Ébola, com quem esteve em contacto pelo menos duas vezes, chegando mesmo a realizar um exame de admissão público.
O jornal refere ainda que a ambulância que transportou a auxiliar de enfermagem de casa para o hospital de Alcorcon na segunda-feira continua a trabalhar sem que se tenham ainda sido adotadas medidas preventivas ou de isolamento.
Esta cadeia de erros, alguns dos quais nos procedimentos e protocolos, é um dos motivos de maior queixa dos funcionários do setor da Saúde madrilena, que hoje convocaram uma concentração de protesto no Hospital Carlos III.

Contactos isolados

Fontes médicas referem que a mulher contagiada continua a receber tratamento experimental naquela unidade hospitalar, nomeadamente soro hiper-imune procedente da religiosa Paciência Melgar, que sobreviveu à doença em agosto.
Esse soro já lhe foi aplicado pelo menos duas vezes e fontes hospitalares explicaram que se registaram melhorias ligeiras no estado de saúde da mulher.
Uma outra pessoa foi admitida na noite de terça-feira no hospital Carlos III de Madrid, após a descoberta na segunda-feira, em Espanha, deste primeiro caso de contágio com o Ébola fora de África.
Trata-se de uma enfermeira que esteve em contacto com a auxiliar de enfermagem infetada pelo vírus e que foi admitida por precaução, com sintomas de febre muito ligeira.
No hospital Carlos III estão ainda isolados o marido da auxiliar de enfermagem, considerado “de alto risco” devido à sua proximidade à paciente, um homem que viajou para o estrangeiro e uma outra auxiliar de enfermagem que já teve um teste negativo.
Cerca de 50 pessoas que poderão ter estado em contacto com os doentes com sintomas mais graves já estão sob vigilância e foi iniciado um inquérito para identificar todos os habitantes da região que possam ter sido expostos, pelo facto de a auxiliar de enfermagem ter apresentado sintomas a partir de 30 de setembro e apenas ter sido hospitalizada na segunda-feira, dia 6 de outubro.
As autoridades sanitárias de Madrid querem abater o cão do casal e mantêm vigilância restrita no apartamento onde vivem, devendo hoje proceder a uma desinfeção das zonas comuns.
/Lusa

Orçamento Participativo Palmela ausculta populações do concelho

Processo de participação cidadã retomado este ano
Orçamento Participativo Palmela ausculta populações do concelho

A Câmara Municipal de Palmela retoma, em 2014, o Orçamento Participativo, com a realização de um conjunto de reuniões públicas em todas as freguesias do concelho, que visam fomentar a participação cidadã na gestão do território. As reuniões decorrem entre 13 e 20 de outubro, sempre às 21 horas, e além da avaliação do trabalho realizado pelo Município, incidem na definição de três investimentos municipais prioritários, a integrar nas Grandes Opções do Plano 2015-2019, na identificação da área de intervenção municipal prioritária e no recenseamento de projetos específicos de voluntariado, passíveis de incluir em programas como o “(A)Gente do Bairro”. As propostas devem referir-se às áreas da competência da Câmara Municipal (investimentos, manutenções e reparações, programas, projetos ou atividades) ou a soluções para construção conjunta entre cidadãos e serviço público local.
Os munícipes podem participar através da sua presença nas reuniões públicas e/ou do preenchimento dos questionários e fichas de projeto, disponíveis entre 10 e 21 de outubro nas Juntas de Freguesia e nos balcões de atendimento da Câmara Municipal.
O Orçamento Participativo Palmela é um mecanismo de democracia participativa, de caráter consultivo, em que os cidadãos do concelho são convidados a elencar as prioridades para a vida do território, contribuindo para influenciar as decisões municipais, no que respeita a investimentos e ações, bem como aos compromissos do Programa de Mandato.
Município pioneiro, em Portugal, no desenvolvimento de experiências de Orçamento Participativo, Palmela acredita na participação como caminho de enriquecimento da democracia e do poder local. Suspenso em 2012 e 2013 devido ao contexto económico de grandes restrições, o Orçamento Participativo regressa em 2014 como parte de um processo em construção, que evolui tendo em consideração as opiniões e os contributos das pessoas.

Calendário:

13 de outubro | Junta de Freguesia de Quinta do Anjo
14 de outubro | Espaço Cultural Multiusos de Águas de Moura
15 de outubro | Auditório Municipal em Pinhal Novo
16 de outubro | Centro Cultural de Poceirão
20 de outubro | Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela

EDITORIAL

 Meus amigos e leitores desta publicação, estamos e chegar a passos largos a mais um ano que se passou, Outubro, a Dezembro vai ser um passo, dai que se torne muito útil, que edite estes três números deste nosso e Vosso Jornal. 
 Este ano para este Vosso amigo e Diretor desta publicação foi um ano para esquecer, desde Problemas de Saúde, passando por ameaças de MORTE, e um Processo Crime que me foi levantado mas que não tinha pernas para andar, já que era falso que este Vosso Diretor tenha cometido qualquer ato ilícito, e para colmatar, um Processo de DIVORCIO, este ano de 2014, de tudo me aconteceu, dai que eu me tenha visto num dilema que teve como destino final o eu não estar em condições para fazer sair este Jornal dai que peço desculpas a todos os leitores por esse fato .
 Uma coisa é certa há males que vêm por bem alem da ameaça de morte, e do processo Crime, o DIVORCIO FOI UM BEM QUE ME ACONTECEU, sei que a muitos leitores isto pode parecer incrível mas é bem verdade, eu estou agora muito bem e estou aqui para ir em frente, em todos os sentidos.
 Rui Henriques
Diretor  

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Saúde em Portugal mais uma vez com algo para se saber ??

Por incrível que se possa  pensar, mais uma vez estou a falar do Hospital São Bernardo (Centro Hospitalar de Setúbal EPE ) :
Soube-se hoje neste dia em que este Jornal esta a ser Editado que a Diretora do Serviço Social da Câmara Municipal de Loulé, Dr.a Sandra Vaz, fez um pedido de Informação ao Centro Hospitalar de Setúbal EPE sobre um doente em concreto, cujo o referido Centro Hospitalar ainda não deu qualquer resposta ?
Este jornal sabe em concreto quem é o doente porem manda o bom senso não revelar o Nome do Utente em concreto, porem podemos dizer que este utente tem estado a ser seguindo pelo Psicologo Clínico da Câmara de Loulé, que apesar de estar com um grave problema e este Psicologo estar a dar-lhe todo o apoio, possível, coisa que no referido Centro Hospitalar de Setúbal nada neste campo lhe esta a ser dado.
Mais este Utente, que foi a uma consulta de desabituação tabagística, se viu num dilema, a saber:
 A Enfermeira que com ele falou, antes de ser visto por uma Médica, falou-lhe do que é ser fumador, dessa conversa, que foi muito dilucidativa,  o  mesmo ficou a saber que havia um medicamento para combater a nicotina, confrontada a referida Médica a mesma disse que não lhe passava esse medicamento e ele que deixa-se de fumar, esquecendo-se que esse ato trás ansiedade num doente já por si com ansiedade? sera essa as boas praticas em Medicina??.
Aqui fica este relato, tendo em atenção que foi impossível contatar  a Secretaria da Administração, por a mesma estar em conselho de Administração, e esse referido Centro Hospitalar de Setúbal não ter mais ninguém para atender os utentes que precisem de ser esclarecidos, sobre qualquer assunto?.
Como não ouve tempo útil para ser inquerido o gabinete de imprensa do Centro Hospitalar já que tinha-se que publicar o jornal, deste mês.

Rui Henriques
Diretor







Pagina de anuncio gratuito




Este anúncio é publicado Gratuitamente







                                   





                              PinhalReboques

Assistência e Desempanagem, Lda

Ao seu serviço em Pinhal Novo

Para tudo o Pais e Estrangeiro.

Agora com serviço de Vendas

de Peças usadas para o seu carro com garantia de satisfação e segurança.

Telaf: 212389779/ 80

Movel: 932389780

Grato pela sua preferia

Terraço do Mercado recebe mostra de produtos locais e biológicos



“Mercadinhos de Palmela”
Terraço do Mercado recebe mostra de produtos locais e biológicos

No próximo sábado, 16 de agosto, entre as 10 e as 18 horas, os “Mercadinhos de Palmela” estão de regresso ao terraço do Mercado Municipal de Palmela, com diversos produtos locais e de produção biológica. A iniciativa da Câmara Municipal de Palmela, que irá prolongar-se até 18 de outubro, com um conjunto diversificado de mostras e mercados temáticos quinzenais – produtos locais, velharias, colecionismo, artesanato, artigos em segunda mão - pretende contribuir para a dinamização comercial e turística do núcleo mais antigo da vila.
Cada mostra conta com um programa de animação com o envolvimento de agentes económicos locais, que integra oficinas dinamizadas pelos participantes, apresentação de produtos, realização de artesanato ao vivo, show cookings, ateliês infantis e visitas guiadas ao Centro Histórico. Este projeto vem complementar outras medidas, desenvolvidas pelo Município, com o propósito de incentivar a reabilitação urbana por parte dos proprietários e a dinamização social e económica.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, através do telefone 212336647 ou do email grch@cm-palmela.pt.

Ações de formação gratuitas para a comunidade com inscrições abertas


Segundo semestre com novidades
Ações de formação gratuitas para a comunidade com inscrições abertas

    Tem início em setembro o segundo semestre do Plano de Formação para a Comunidade, com um conjunto de novas ações em Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Marateca e Poceirão. A Câmara Municipal de Palmela promove estas ações há vários anos, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional I.P., Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Centro de Formação Profissional de Setúbal, proporcionando, de forma gratuita, qualificação profissional e novas competências, em áreas como o comércio e serviços, a agropecuária, a informática ou a higiene e segurança alimentar.
    Marketing de vinhos, novas tendências na restauração, gestão da qualidade, cuidados na alimentação e hidratação de pessoas doentes, agricultura sustentável ou internet como estratégia de marketing são algumas das ações previstas para este segundo semestre.
    Os interessados devem formalizar a sua inscrição mediante o preenchimento da ficha própria, disponível em www.cm-palmela.pt, na área Formação (remeter via e-mail para bibliotecas@cm-palmela.pt; via postal para Biblioteca Municipal de Palmela, Largo de S. João, 6, 2950-204 Palmela; fax: 212 336 633; presencialmente, nas instalações da Biblioteca Municipal de Palmela). A participação está sujeita a critérios de seleção (se os inscritos se integram na população ativa ou residente a trabalhar no concelho, se se trata de agentes económicos do concelho e a ordem de entrada de inscrição na autarquia).

Plano de Formação para o 2º Semestre de 2014:

Higiene e Segurança Alimentar/HACCP

Higiene e segurança alimentar e Sistema HACCP (50 horas)
02/10 a 27/11 (3/5ª f) | 20:00/23:00 | Quinta do Anjo          

Comércio e Serviços

Marketing de vinhos (25 horas)    
22/09 a 17/11 (2ª f) | 14:00/17:00 | Palmela
Comércio eletrónico e e-business (25 horas)    
23/09 a 28/10 (3ª f) | 18:30/22:30 | Palmela
Serviço de vinhos (25 horas)
01/10 a 26/11 (4ª f) | 14:00/17:00 | Palmela
Novas tendências na restauração (25 horas)     
03/10 a 28/11 (6ª f) | 14:00/17:00 | Palmela
Centro de turismo equestre – gestão (25 horas)           
06/10 a 01/12 (2ª f) | 14:00/17:00 | Palmela
Animação no ponto de venda (25 horas)
06 a 28/11 (5/6ª f) | 18:30/22:30        | Palmela       
Cuidados na alimentação e hidratação de pessoas doentes (50 horas)
01/10 a 28/11 (4/6ª f) | 20:00/23:00 | Quinta do Anjo          
Gestão da qualidade – implementação e ferramentas do sistema (50 horas)          
02/10 a 02/12 (3/5ª f) | 19:00/22:00 | Pinhal Novo  
Ideias e oportunidades de negócio (50 horas)   
07/10 a 04/12 (3/5ª f) | 14:00/17:00 | Pinhal Novo  

Agropecuária

Produção artesanal de queijo – iniciação (25 horas)    
22/09 a 17/11 (2ª f) | 20:00/23:00 | Quinta do Anjo 
Agricultura sustentável (50 horas)          
02/10 a 02/12 (3/5ª f) | 14:00/17:00 | Poceirão        
Cultura de hortícolas em modo de produção biológico (50 horas)    
07/10 a 02/12 (3/5ª f) | 18:30/21:30 | Palmela
           
Informática *

Internet como estratégia de marketing (50 horas)        
02/10 a 27/11 (3/5ª f) | 19:30/22:30 | Pinhal Novo  

Informática para todos (ação dirigida a toda a população) *

Noções básicas de informática (50 horas)
14/10 a 09/12 (3/4/5ª f) | 15:30/17:30 | Palmela      

* requisito obrigatório: computador portátil

52ª Festa das Vindimas Palmela celebra tradição vitivinícola

Entre os dias 4 e 9 de setembro, Palmela está em festa, com a 52ª edição da Festa das Vindimas. Organizada pela Associação das Festas de Palmela, com o apoio da Câmara Municipal, esta festa está fortemente ligada à tradição vitivinícola do concelho e, em geral, à celebração do trabalho na terra. O programa continua a integrar momentos de grande simbolismo, como a Pisa da Uva e a Bênção do 1º Mosto, o Cortejo dos Camponeses e os Cortejos Alegóricos – este ano, dedicados ao tema “Uma viagem ilustrada por Palmela” - ricamente decorados, com várias dezenas de figurantes e acompanhados por um desfile a cavalo, pelos ranchos folclóricos e pelas marchas das coletividades locais, atraindo, anualmente, milhares de visitantes.
A feira de vinhos da Península de Setúbal, no Largo de S. João, onde o Moscatel de Setúbal é rei, continua a ser, também, um dos principais atrativos desta festividade, local privilegiado de encontro e convívio na reta final do verão.
Muita música, com destaque para o trabalho das diversas coletividades centenárias do concelho e dos artistas locais, gastronomia, desporto, animação e exposição e venda de produtos regionais são mais alguns dos motivos de interesse para uma visita. A anteceder a Festa, no dia 3 de setembro, Palmela elege a sua Rainha das Vindimas 2014, numa Gala que terá lugar no Cineteatro S. João, a partir das 21h30. Na ocasião, será, também, apresentada a Marcha das Vindimas 2014.
            A Câmara Municipal de Palmela presta apoio técnico e logístico à Festa e atribuiu um apoio financeiro no valor de 22 mil euros.

Estudo Risco de cancro potenciado pelo uso de popular pasta de dentes

A pasta de dentes Colgate Total contém uma substância que pode aumentar o risco de cancro, a triclosan, segundo a agência de notícias Bloomberg News, que acedeu a um relatório em que são postas em causa várias características da pasta.
A agência de notícias Bloomberg News revelou que a Colgate Total contém triclosan, uma substância que pode aumentar o risco de cancro, sendo que, ao que tudo indica, a empresa não deu importância aos testes feitos em animais. 

Previsão 'Queda’ do BES pode pôr economia lusa a crescer metade

  Quando o clima económico em Portugal dava mostras de querer melhorar, a crise no BES veio outra vez por o país nas páginas 'negras' da imprensa nacional e internacional, reporta o Jornal de Negócios. Hoje, segundo um relatório da Economist Intelligence Unit, o crescimento português é fixado nos 0,6%, metade do previsto até aqui.
Depois de uma previsão de crescimento para a economia portuguesa, em 2014, de 1,2% do PIB, pelo Governo, a Economist Intelligence Unit vem hoje alertar para que, face à implosão da crise do BES, as previsões iniciais podem ser reduzidas para metade.
No documento, a que o Negócios teve acesso, considera-se ainda que o resgate à instituição bancária liderada por Ricardo Salgado durante mais de 20 anos foi duro para com os acionistas, e alega-se que poderia ter havido a opção de penalizar também obrigacionistas seniores e depositantes nos montantes não garantidos.
Os novos dados surgem na nota preparada pela unidade de análise da revista ‘The Economist’, onde se estima um “impacto negativo de curto prazo da crise BES na confiança e no investimento em Portugal”, acrescentando-se este facto a dúvidas levantadas pela oposição, em Portugal, de que o investimento realizado no Novo Banco pode ainda resultar numa fatura a pagar pelos contribuintes.
Face ao investimento estadual de 3,9 mil milhões de euros, e caso a venda do banco resulte de um valor maior, com os bancos a terem de suportar as ‘perdas’,  questiona-se se “poderá o Governo ficar à margem [desse facto], se esse custo representar uma ameaça à estabilidade das outras entidades de crédito, depois de ter visto o BES cair?". 
Com algumas perguntas ainda por responder, dado quase certo é que o caso BES terá, entre as suas 'vítimas', um impacto significativo em termos do crescimento do PIB português.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Saúde Estimados 11 mil novos casos de cancros da pele este ano

Saúde Estimados 11 mil novos casos de cancros da pele este ano

O secretário-geral da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) estima que este ano deverão registar-se 11.000 novos casos de cancro da pele em Portugal, 1.000 dos quais serão melanomas, um dos mais agressivos.
Segundo Osvaldo Correia, os cancros da pele têm vindo a aumentar de "forma significativa" em Portugal, mas também noutros países, devido à maior exposição ao sol e à falta de cuidados adequados, que incluem não só o uso de protetor solar e vestuário, como o evitar as horas do dia de maior risco.Aquele e outros dermatologistas, juntamente com alguns atletas e figuras públicas, vão promover no sábado, na Praia da Falésia, em Vilamoura, uma ação de sensibilização que inclui demonstrações de como fazer o auto exame da pele e também a forma mais adequada de proteção nas crianças, adolescentes e adultos.
Osvaldo Correia dá o exemplo das pessoas que praticam desporto ao ar livre, em condições que são de aparente segurança, mas que podem representar um risco se os desportistas não usarem óculos escuros, chapéu, vestuário adequado e cremes com Fator de Proteção Solar (FPS) elevado (entre 30 e 50).
"Nos dias de vento, devido à sensação de frescura, as pessoas não se apercebem da temperatura e dos indíces de ultravioletas, que aumentam com a altitude", exemplificou, sublinhando que desaconselha a prática desportiva ao ar livre entre as 11:00 e as 17:00 e que os desportistas devem renovar o protetor com frequência, uma vez que tende a sair com o suor.
Segundo o dermatologista, se não for detetado precocemente, o melanoma, o mais grave dos cancros da pele, provoca elevadas taxas de mortalidade, pois apresenta um maior risco de propagação para outros órgãos.
Aquele especialista alertou ainda para a importância de a exposição solar ser feita de forma gradual, para que a pele se habitue, frisando que o facto de a pele não ficar vermelha, nas pessoas mais morenas, não significa que mais tarde não possam vir a desenvolver lesões.
Osvaldo Correia sublinhou ainda que desaconselha totalmente a ida a solários e que não se deve misturar autobronzeador com os cremes de proteção solar, que não devem ser invísiveis nem demasiado fluídos.
A acção de sensibilização tem início às 10:00 de sábado, na Praia da Rocha Baixinha, conhecida como Praia da Falésia, em Vilamoura, culminando às 18:30 com uma caminhada à beira mar.

Gaza Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne de emergência

Gaza Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne de emergência

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai realizar uma reunião de emergência na quinta-feira sobre a escalada de violência entre Israel e o movimento Hamas, anunciou hoje a presidência daquela entidade.
O encontro vai começar às 10:00 locais (15:00 em Lisboa) e contará com a presença do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que irá apresentar as informações mais recentes sobre a situação do conflito no terreno.
Seguidamente decorrerão, à porta-fechada, consultas entre os 15 membros das Nações Unidas.
O encontro foi marcado na sequência de um pedido feito por enviados árabes à região.

Espetáculo explora propriedades físicas do som

Espetáculo explora propriedades físicas do som

A Câmara Municipal de Palmela, a Artemrede e o Bardoada – o Grupo do Sarrafo apresentam, a 12 de julho, a partir das 21h30, uma noite diferente no Espaço ContraFacção, em Pinhal Novo, com C Vib – Cymatics Vibrating pelos Mãos Simão.
Trata-se de um espetáculo multidisciplinar que, através de Interactive Boards (placas interativas), constrói uma escultura sonora que explora as propriedades físicas do som. Mais do que um concerto musical, o público terá acesso a uma instalação sonora interativa que lhe permitirá, literalmente, “tocar” a música como se de matéria palpável se tratasse.
A noite termina com a atuação do grupo pinhalnovense de pop rock, Reticências. A entrada é livre.


            Ficha artística:

            Direção artística | Simão Costa
            Cocriação | Ágata Mandillo, Andre Bartetzki, Simão Costa
            Criação musical | Simão Costa
            Consultoria | Cláudia Castro, Miguelangelo Veiga e Perseu Mandill
            Composição visual-sonora | desmakingof e Pedro Andrade
            Performance | Simão Costa e Yola Pinto

            Duração do espetáculo: 45 minutos
Público-alvo: geral
Faixa etária: M/6

Página de anuncio gratuito





Este anúncio é publicado Gratuitamente







                                   





                              PinhalReboques

Assistência e Desempanagem, Lda

Ao seu serviço em Pinhal Novo

Para tudo o Pais e Estrangeiro.

Agora com serviço de Vendas

de Peças usadas para o seu carro com garantia de satisfação e segurança.

Telaf: 21238779/ 80

Movel: 932389780

Grato pela sua preferia

Concelho de Palmela na rota da “Volta a Portugal Solidária”

Iniciativa apoia instituições locais
Concelho de Palmela na rota da “Volta a Portugal Solidária”

A “Volta a Portugal Solidária”, em corrida, passa por Palmela no dia 11 de julho, sexta-feira, com chegada prevista à Santa Casa da Misericórdia de Palmela, na Avenida dos Bombeiros Voluntários, às 10h00 e partida para Águas de Moura às 18h30.
O projeto, promovido pelo atleta internacional de Orientação, João Casal, tem como principal objetivo a criação de uma rede de parceiros locais, com destaque para os Municípios, cuja finalidade é a angariação de contributos, materiais ou financeiros, para doação a instituições de cariz social local. No concelho de Palmela, parte da venda domerchandising oficial “Volta a Portugal Solidária” reverterá para a Santa Casa da Misericórdia de Palmela e para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Água de Moura, instituições que apoiam, logisticamente, o evento, a par do Município.
Um grupo de alunos da equipa de Orientação da Escola Secundária com 3º CEB de Pinhal Novo irá acompanhar o atleta entre a Rotunda do Ovelheiro, na EN 379 (Quinta do Anjo) e a meta e, ao final da tarde, entre Palmela e Aires (EN 252).
João Casal conquistou nove medalhas de Campeão Nacional e dez medalhas de Vice-Campeão, entre outros títulos na modalidade. Neste projeto, que pretende criar uma onda de solidariedade a nível nacional, propôs-se ligar, entre 27 de junho e 21 de agosto, dezoito distritos de Portugal, em etapas bi-diárias, num total de 2605 quilómetros.

Etapa Sesimbra – Palmela – Águas de Moura – Alcácer do Sal

11 de julho
07h00 Partida de Sesimbra
10h00 Chegada a Palmela
18h30 Partida de Palmela
20h30 Chegada a Águas de Moura

12 de julho
07h00 Partida de Águas de Moura

Música e vinho animam Castelo de Palmela

Música e vinho animam Castelo de Palmela

Nos dias 26 e 27 de julho, o Castelo de Palmela é palco da primeira edição do“Palmela Wine Jazz”, a proposta ideal para as tardes longas de verão – música e bons vinhos para desfrutar num ambiente diferente e requintado.
A iniciativa abre as portas às 16 horas e, até às 21, a Praça de Armas do Castelo apresenta aos visitantes uma feira de vinhos da Península de Setúbal com um programa de provas comentadas pelos enólogos das adegas. Vários workshops de jazz acompanham a iniciativa.
A noite de sábado prolonga-se até às duas da manhã, com um concerto no terraço sul do Castelo. Junto à Casa Capelo, um Wine Bar permitirá degustar alguns dos melhores vinhos do mundo, com uma paisagem deslumbrante para a Serra da Arrábida e para o rio Sado.
Entrada livre.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Festas Populares de Pinhal Novo 2014

É com  alguma satisfação que estamos mais uma vez na net este nosso e Vosso Jornal, com a edição de Junho de 2014, sei que no mês passado não saímos, com muita tristeza  nossa mas foram as contingências desta nossa vida que temos ainda que este mês voltamos ao mesmo, e que por coincidência, voltamos a falar das festas populares de Pinhal Novo, que e ao que aconteceu no ano passado o nosso Jornal não foi convidado a estar presente dai que aqui fique a respectiva noticia sobre o evento.....................................
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................FIM DO ARTIGO.  

terça-feira, 8 de abril de 2014

Subida da temperatura e trovoada para os próximos dias

Subida da temperatura e trovoada para os próximos dias

As temperaturas máximas vão subir nos próximos dias até aos 28 graus Celsius, prevendo-se, no entanto, aguaceiros acompanhados de trovoadas, em especial nas terras altas e regiões do Interior, adiantou à Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.
"A previsão do estado do tempo para o território do continente vai ser de subida da temperatura. Para esta semana vamos ter essencialmente uma subida da temperatura máxima, principalmente hoje e amanhã, com as máximas a chegarem aos 27/ 28 graus em muitos locais do continente", disse à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Apesar da subida das temperaturas, o IPMA prevê, principalmente para quarta e quinta-feira, ocorrência de aguaceiros e trovoadas, uma situação que Ângela Lourenço disse ser "normal para a época do ano [Primavera]".
"Vamos ter condições de instabilidade já hoje, embora com probabilidade baixa. Poderão ocorrer aguaceiros e trovoadas em alguns locais essencialmente no interior e nas zonas montanhosas amanhã [quarta-feira] e quinta-feira", disse.
De acordo com a meteorologista, não estão previstas trovoadas no fim-de-semana e os aguaceiros serão pouco prováveis.
"As temperaturas têm tendência para descer ligeiramente e mantém-se a tendência para o final da semana e início do fim de semana de céu pouco nublado e temperaturas primaveris", disse.
Na Primavera, explicou a meteorologista do IPMA, "quando as temperaturas começam a subir, é muito comum ocorrerem condições de instabilidade que podem dar origem a aguaceiros e trovoadas dispersos pelo território".
"São mais prováveis nas zonas do Interior e terras altas, mas todo o território costuma ser afectado. No outono volta ser novamente uma época em que estes episódios poderão acontecer", concluiu.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã no litoral a norte do Cabo da Roca.
A partir da tarde, prevê-se um aumento gradual de nebulosidade, em especial nas regiões do Interior com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e de trovoada, vento em geral fraco predominando do quadrante leste, soprando temporariamente moderado nas terras altas e no Algarve, e sendo de norte no litoral oeste, neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral das regiões norte e centro e pequena subida da temperatura máxima.
Quanto às temperaturas, em Lisboa e Castelo Branco prevê-se uma máxima de 25 graus Celsius, no Porto 20, em Évora, Beja e Faro 27, em Braga, Viseu e Portalegre 23, Bragança 21, na Guarda 19, em Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 15, Ponta Delgada 16 e Funchal 21.
Lusa

PS exige saber estado de funcionamento dos serviços de emergência médica

PS exige saber estado de funcionamento dos serviços de emergência médica

O PS exigiu hoje que seja imediatamente apurado o estado de funcionamento dos serviços de emergência médica no país e acusou o Governo de pretender uma "privatização encapotada" do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Estas posições foram transmitidas em conferência de imprensa por Álvaro Beleza, membro do Secretariado Nacional do PS, depois de se saber que em Évora, na segunda-feira, terão morrido duas pessoas em consequência da VMER (viatura médica de emergência e reanimação) não estar em funcionamento.
Na perspectiva do membro da direção do PS, em Portugal, "infelizmente, praticamente todas as semanas, há notícias de casos graves na saúde e parece que só quando morre alguém se detectam falhas".
"Os cortes exagerados na saúde - sector em que se cortou o dobro do que era exigido pelo memorando da 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) - estão a ter graves consequências", apontou, exigindo, depois, neste contexto, que o Governo assuma responsabilidades políticas pela sua actuação nesta área.
De acordo com Álvaro Beleza, no plano político, sempre que ocorrem casos graves na saúde, o executivo pretende passar a responsabilidade para os hospitais, para os profissionais de saúde ou para o sistema de saúde.
"O ministro da Saúde [Paulo Macedo] faz sempre diagnósticos, mais parecendo um provedor e não o responsável máximo do sector, mas o Governo tem de assumir responsabilidades e tem de responder. O PS quer saber quantas unidades no INEM, particularmente viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER), estão agora a funcionar em Portugal", referiu o membro do Secretariado Nacional do PS.
Para este dirigente socialista, é urgente saber o que se passa em Portugal com os serviços de emergência médica.
"As VMER têm de funcionar em Portugal 24 horas por dia. O país tem de estar coberto com serviços de emergência", declarou, agora numa alusão ao alegado facto de a VMER de Évora apenas funcionar após as 16:00 horas.
Álvaro Beleza acentuou depois que o INEM "é um serviço de altíssima qualidade em que os portugueses confiam".
"Essa confiança nos serviços de emergência médica não pode ser minada", declarou, antes de acusar o Governo de, em última instância, procurar privatizar os serviços de saúde em Portugal.
"Há também situações muito difíceis nas urgências, com a existência de sérios estrangulamentos, que resultam dos cortes cegos que foram feitos. Este Governo não fez uma única reforma para melhorar o Serviço Nacional de Saúde (SNS)", sustentou.
Neste ponto, o membro da direcção do PS deixou um aviso ao Governo, colocando em contraste a evolução dos serviços públicos e privados de saúde: "Cada vez aumenta mais o peso dos serviços privados de saúde e os portugueses gastam duas vezes: Primeiro nos impostos, e depois são levados a gastar nos serviços privados".
"Se isto não é de propósito, parece. O que está a acontecer é uma privatização encapotada do SNS - e isso o PS não deixará passar. Temos uma linha vermelha que não permitiremos que seja transposta", advertiu.
Lusa

Página de Publicidade grátis no nosso Jornal

          MÉDIO EM PINHAL NOVO

CONSULTAS DE LIMPEZA ESPIRITUAIS, E  MASSAGENS COM PRODUTOS NATURAIS,
MÉDIUM EM PINHAL NOVO   EXECUTA CONSULTAS DE LIMPEZAS  ESPIRITUAIS E DE  ENTREAJUDA COM A  MÁXIMA DESCRIÇÃO E   CONFIDENCIALIDADE.
EXECUTA-SE MASSAGENS COM PRODUTOS NATURAIS, DORES LOMBARES,   E DE     ARTICULAÇÕES.                         
    MARCAÇÕES SEGUNDAS E QUARTAS DAS 10:00 ÀS 12:00 // TELEM: 924337564
                                 
= = =  =  = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =