quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Agenda da Câmara de Palmela

Iniciativas da Câmara Municipal de Palmela para o mês de Novembro de 2012

Do programa que nos chegou destacamos as seguintes iniciativas para este Mês:

Nos dias 11 e 25 deste mês, entre as 10 e 12 horas, no Mercado Municipal de Pinhal Novo, vai realizar-se um Show Cookings Palmela experiências com sabor , pelo Chefe Rui Matias.

De 15 de Novembro a 13 de Dezembro na Biblioteca Municipal de Palmela
Serão de contos Literários
" Contamos um conto, acrescentamos um ponto"
Informações e inscrições: 21336623

Nos dias 20 e 21 de Novembro no Auditório Municipal de Pinhal Novo, entre as 20.30 e as 23.30 horas Variações sobre a Europa.
" Oficina de escrita criativa para a arte postal"
Informações e Inscrições 21336634

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Nota de Redacção

O nosso Jornal Correio da Amizade, conta a partir deste mês de Novembro com as noticias da Câmara Municipal de Palmela, registamos com muito apreço esta nova colaboração em prol da divulgação das iniciativas locais. por isso aqui fica o nosso registo.
O nosso e vosso jornal cada vez vai estando melhor dai que apelamos a todos que queiram colaborar o podem fazer contamos com a vossa colaboração .

Rui Henriques
Diretor

Pastelaria Bambi em Pinhal Novo, algo não esta bem??

 Foi aberta à poucos meses uma nova pastelaria , na Praça da Independência, nº 4 , uma nova aposta no comercio local. Temos lá ido para ver a qualidade do serviço oferecido aos clientes, e foi-nos fácil constatar que:
 A apresentação geral é óptima , a presentação dos produtos nomeadamente o de Pão é boa, o balcão, tem uma serie de bolos e sobremesas com apresentação.
No que se refere à pastelaria diversa ai a situação já é diferente, mas vamos saber:
Os bolos estão feitos com boa apresentação, e estão com os seus sabores normais;  já nos bolos com creme, uns tens  e outros o Pasteleiro esquece-se de o meter estamos a referir-nos às Bolas de manteiga que é frequente não terem creme? , ainda sobre os bolos à unidade, temos reparado que os mesmos são embalados dentro de sacos, e não em caixas, ao fato reportamos ao dono da pastelaria que nada nos informou sobre este fato?.
 Nesta pastelaria há uma Funcionaria que tem por norma embalar os bolos em sacos, e no dia 22 de Outubro foi o ultimo, já que ao embalar as bolas de manteiga , ia embalar também uma queijada de requeijão dentro de um saco, chamada a atenção a mesma funcionaria com uma atitude de arrogância, e contrariada, lá acabou por os meter dentro de uma caixa, parece que a mesma não sabe o que esta a fazer, ou então a situação é mais grave, o que não pretendemos acreditar, ainda sobre esta , a mesma tem por habito estar sempre a falar com as colegas sobre assuntos pessoais, estando os clientes à espera para serem atendidos, e só os atende, depois de ter acabado as conversas que iniciou?.
Ainda sobre esta funcionaria um ultimo ponto que mostra bem o carácter e a educação que a mesma deve ter, quando um Cliente, ao pretender pagar a sua despeça e não tem moedas, a mesma dirigindo se ao cliente dizendo que como não tem trocos que deveria ter ficado em casa (Citei declaração da funcionaria).
  Em conclusão :
                         Esta pastelaria tem o nosso aval em qualidade, e diversidade de produtos apresentados aos Clientes. Em aspecto de higiene ai outra nota, as funcionarias tem como habito pegar nos produtos com uma luva descartável, pegar em pão e depois retira a luva vai fazer o pagamento e volta a meter a luva,o que significa que há falta de higiene no manuseamento dos produtos.  
Rui Henriques
      

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Publicidade

Já podem fazer as Vossas Encomendas de fritos de Natal, não guarde para a ultima hora, os Vossos pedidos, temos entregas ao Domicilio Gratuitamente.
Contactos para encomendas : 966 525 744  ou  912 202 700
Boas Festas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Camiões estacionados dentro de Pinhal Novo,nas Ruas

A Junta de Freguesia de Pinhal Novo, e a Câmara Municipal de Palmela, aprovou um Regulamento sobre o estacionamento de camiões nas ruas de Pinhal Novo, foi feito um parque de estacionamento de pesados na zona industrial de Pinhal Novo, onde os Motoristas deixavam os referidos carros,
Porem é agora frequente ver que ver-se estes carros estacionados na Rua 25 de Abril , junto ao cemitério velho de Pinhal Novo , um autocarro de passageiros da Empresa Rodoviária , lá estacionado bem como outros que lá estaciona e mesmo na Rua Infante dom Henrique também se encontra estacionado nesta rua esta um cabine num dia e noutros o próprio Camião em si.
Seria muito útil que as forças de Fiscalização nomeadamente a GNR Guarda Nacional Republicana, passassem por estes locais e agir em conformidade com o Referido Regulamento, e por falar em carros, na rua Hermenegildo Capelo, encontra-se um carro estacionado com a aparência de abandonado, no estacionamento junto ao Banco Popular, será que as Patrulhas da GNR ainda não viram este carro, que tem rodas sem ar, e a erva esta a crescer a cada dia .
Zita Henriques

Jornal da Região espalhado no chão sem respeito para com os leitores .

O Jornal da Região um Jornal Regional que tem a sua publicação à terça feira, gratuitamente no Pinhal Novo.
Foi com muito desagrado que na passada terça feira,dia 16 de Outubro que deparamos que este distinto, Jornal se encontrava, em distribuição, no chão da Estação da CP de Pinhal Novo, local onde se encontra uma Papelaria, sendo que é muito estranho, já que  um outro Jornal o de Pinhal Novo, se encontrava dentro da referida papelaria em distribuição também gratuita.
É  uma falta de respeito para com os leitores, e inclusive para com o seu Diretor quando se depara com um fato destes, do tempo que estivemos, no bar da referida estação foi muito triste ver-se os leitores a apanhar do chão esta publicação .
Pensamos que seria uma ideia este Jornal ser colocado no Bar, onde cada leitor poderia levar o referido Jornal sem ter que o apanhar do Chão.
Deste fato aqui fica o registo, deste ato tão triste.
Rui Henriques Diretor

I Feira Sénior em Pinhal Novo no mercado Municipal

Decorreu nos dias 16 e 17 de Outubro a primeira feira sénior no mercado municipal de Pinhal Novo, o nosso Jornal teve conhecimento ocasionalmente, porque no dia 16 estivemos no mercado, e deparamos com esta feira.
Do fato registamos que do certame que contou com a presença do Chefe Hélder Carreira Martins que preparou uns pratos, e que contou com um bom grupo de assistência para provar as iguarias que este Chefe confeccionou no local.
Rui Henriques  

sábado, 16 de junho de 2012

Publicidade


    
                                        Dr. Eduardo Banito
                             Medico de Clinica Geral e Psiquiatria
                      Consultas às 2.ª 4.ª e 6.ª das 15:00 às 19:00 horas 
              Rua Mouzinho de Albuquerque  57  2955- 210 Pinhal Novo
                    Contato para informações e urgências 917 231 379
--------------------------------------------------------------------------------------
                                         Rui Henriques
                   Executa trabalhos de Eletricista de Baixa Tensão
                 Faz trabalhos de Carpintaria Geral e de Canalização
                                   ORÇAMENTOS GRATIS
                        Telemóveis:   96 0 178482  /// 910 459 469
                           E mail: domruidehenriques@gmail.com
----------------------------------------------------------------------------------------------------
                                     Funerária  Armindo
                     Emergência Funerária: 800 207 932 Grátis  
               Telefones Permanentes : 265 523 515 // 265 220 46
             A Funerária Armindo informa que dispõe de Câmaras
               Frigorificas ( Para aguardar chagada de familiares,
                  cremação, transporte aéreo e outros casos que      
                                  retardem o serviço fúnebre
     
   

Diz o Senhor Vigário Geral de Setúbal


( Diz o Senhor Vigário Geral : [Devo, aliás, lembrar-lhe que aquilo que as paroquias podem distribuir pelos mais pobres é apenas fruto da partilha dos cristãos, muitos deles também pobres. O que as  paroquias  podem dar dão-no com alegria e sofrem por não poderem dar mais e terem, muitas vezes, de limitar o pouco que tê á ajuda aos mais pobres dos pobres.
Receber desta partilha não è um direito do qual se possa reclamar, pois os bens partilhados vêm da gratuidade dos dadores.]{ Devemos esclarecer que os mais necessitados recebem como já tem acontecido bens fora do prazo de validade, e estragados no entendimento do Senhor Vigário Geral, os mesmos não podem ser negados, por aqueles que os recebem, isto é o que o mesmo diz neste paragrafo}. [Continuandoa citação do Senhor Vigário Geral da Diocese de Setúbal, o Senhor Padre Ramalho Pároco de Pinhal Novo, é um excelente padre, amigo, capaz de dar de si mesmo, como V. Ex.a, sabe . As pessoas que ajudam o Pároco no serviço sócio caritativo são voluntários, agem com gosto e disponibilidade. Não são funcionarias nem técnicas]. ( Citei alguns parágrafos do Email que nós recebemos no Jornal sobre o tema, os quais merecem a nossa reflexão e atenção).
Nunca o Senhor Vigário Geral da Diocese de Setúbal mencionou a atitude da Pessoa que Voluntária ou não meteu o Senhor João na rua?
Nunca o Senhor João tinha sido posto na rua e proibido de entrar dentro de instalações que são do Povo de Pinhal Novo, que é a Igreja o Senhor Vigário Geral se prenunciou  sobre o mesmo ato indigno praticado?
Nunca este nosso Jornal ou o senhor João que foi alvo de expulsão da Igreja meteu ou disse algo sobre o Senhor Padre Ramalho?
Achamos muito estranho, que o senhor Bispo de Setúbal, não tenha querido dar os esclarecimentos que a situação carece, já que é grave, o que aconteceu na Paroquia de Pinhal Novo.
Fomos entretanto informados que este caso já é do conhecimento da Diretora do Serviço da Ação Social de Setúbal do Instituto de Segurança Social , Dra. Cristina Lira, e do Presidente da Caritas de Setúbal .
Rui Henriques

Na Igreja de Pinhal Novo as Senhoras que distribuem bens pelos mais carenciados metem um utente na rua


Na Igreja de Pinhal Novo as Senhoras que distribuem bens pelos mais carenciados metem um utente na rua de um espaço 
 que é de todos .
No dia 10 de Maio deste ano, as Senhoras que ajudam na distribuição de bens aos mais necessitados em Pinhal Novo, meteram, sim é este o nome que se dá quando uma Pessoa é forçada a ter que sair para a rua, de um espaço que é de todos e não é exclusivo das Senhoras que lá vão distribuir ajuda aos mais necessitados.
Este caso chegou-nos ao nosso conhecimento por parte da Pessoa que foi posta na rua, dai que lhe iremos chamar João (Nome Fique Tício) , mas vamos ao caso em concreto:
O João foi encaminhado para a Igreja de Pinhal Novo, por parte de uma Assistente Social do Instituto de Segurança Social de Setúbal (Dra. Ana Cristina Dias), acontece que no dia 10 de Maio uma Senhora Voluntaria da Igreja resolveu meter na rua. Essa Pessoa esta devidamente identificada por nós aqui no Jornal, ao cometer esse ato esqueceu-se que o espaço que ocupava também é do Povo , e não só é exclusivo de alguns. Sobre este tema, que consideramos que o mesmo grave, tentamos ouvir o Senhor Bispo de Setúbal, e só ele já que é o órgão máximo dentro da igreja a qual o Pinhal Novo esta incluída, depois das muitas tentativas este Jornal recebeu um Email que vinha assinado pelo Senhor Vigário Geral da Diocese de Setúbal, à qual não resistimos a transcrever alguns parágrafos onde fica bem claro como funciona a caridade na Igreja Católica Portuguesa.
Rui Henriques
 

Festas Populares de Pinhal Novo 2012


Festas Populares de Pinhal Novo 2012
As festas populares  de Pinhal Novo, 2012, que decorreu entre os dias 5 e
10 de Junho, tiveram uma enchente de populares, já que estamos a falar
de uma iniciativa anual, e agora que as festas terminaram um balanço
que  nós aqui do Jornal vamos falar sobre algo da terra, sei que para
muitos, a situação foi boa mas:
 Da analise que nós efetuamos sobre o programa das festas deste ano,
reparamos que ;
Logo no primeiro dia, realizou-se a 3ª edição da feira do livro, só foi
pena que foi em espaço fechado, ou seja dentro das instalações da
Biblioteca Municipal de Palmela, teria sido muito melhor se este certame
fosse ao ar livre, mas estamos a falar de Palmela, pois é se a feira fosse
ao ar livre teria sido muito melhor dai que damos uma nota muito
negativa a esta iniciativa da Comissão de festas.
No que se refere à Iª  mostra de vinhos da Península de  Setúbal, que a Comissão de festas também a montou em espaço fechado, tem uma nota negativa, já que tanto a praça da Independência como o Largo José Maria dos Santos tinha muito espaço para acolher estas iniciativas, não deveriam ter sido colocadas em espaço fechado, nota negativa.
Registamos que como já noticiamos o Senhor Padre Ramalho ter a porta fechada da Igreja no dia da Inauguração desta vez o mesmo fez uma missa em honra do Padroeiro de Pinhal Novo, São José como também teve direito a uma Procissão no decorrer das festas populares de Pinhal Novo.
De resto só nos resta referir que o encerramento teve a presença da Romana com a sua banda que achamos um desperdiço de dinheiro, gasto, mas entendemos todos aqueles que gostam de a ouvir.
Rui Henriques
  

Igreja de Pinhal Novo Fechada




  Igreja de Pinhal Novo Fechada do dia da inauguração das Festas Populares de 2012


Foi incrível o facto que registamos, e inclusive e registamos a fazer seu registo por foto que apresentamos acima.
A Igreja Paroquial de São José Padroeiro de Pinhal Novo, encontrava-se de porta fechada logo no dia da inauguração das Festas Populares de Pinhal Novo .
Não se entende a razão para tal facto, já que a mesma paroquia, tinha um pavilhão na feira, e quando neste dia estava em Pinhal Novo, algumas Entidades Oficiais para a inauguração o Senhor Padre Ramalho, não abriu a porta da igreja.
O Senhor Padre Ramalho, que até deu o seu consentimento a que fosse aberta ao Povo nos Domingos, depois da Missa Dominical um serviço onde é servido pequenos almoços a preços simbólicos, com a intenção de angariação de fundos, para a paroquia, e para os mais carenciados.
Dai que não entendemos qual foi o seu pensamento ao não abrir a porta da igreja à População e aos visitantes, que nesta data visitam as festas de Pinhal Novo.
Numa altura de crise, em todos os ângulos, inclusive nas Igrejas pensamos, que se a igreja estivesse aberta sempre entrava alguns donativos, para o cofre da paroquia, sendo uma mais valia para não só a população católica, que poderia lá recolher-se em culto , como para os forasteiros que nesta altura estão em Pinhal Novo.
Zita Henriques   


sexta-feira, 11 de maio de 2012


NOTÍCIA DE ULTIMA HORA


O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo que assumiu as suas Funções no passado dia 1 de Maio, dia em que os Bombeiros estiveram em Festa, no passado dia 9 deu entrada no Centro Hospitalar de Setúbal de urgência, tendo ficado internado.
Raul Prazeres, bombeiro à muitos anos neste corpo de bombeiros que agora assumiu o seu Comando, esta doente.
A Redação do Jornal Correio da Amizade, e o seu Diretor em particular, deseja um rápido restabelecimento a este bombeiro, e amigo, de à muitos anos, já que estivemos os dois na mesma família de bombeiros.

Rui Henriques / Zita Henriques / João Pedro
    Diretor        / Chefe Redação  / Informática

Centro de Saúde de Pinhal Novo anda de mal a pior ? 

O Centro de Saúde de Pinhal Novo, tem um serviço de Consulta aberta onde os utentes podem recorrer antes de ir para uma URGENCIA GERAL, mas aqui como sempre as coisas andam de Mal a Pior dai que se um utente precisar de uma consulta tem que ir para o Centro de Saúde às 13:00 horas.

A nossa Chefe de Redacção teve que acorrer a essa consulta, e deparou-se que se pretendia ser atendida tinha que ir para lá as 13:00 horas, como a Chefe de Redacção tem um trabalho e só chega ao Pinhal Novo, por volta das 18:30 horas, tem que ir a uma consulta na urgência geral, entupir as urgências no Hospital, com uma dor na coluna?

Perante esse facto entrou-se em contacto com a Senhora Directora Clinica Dra. Cristina Branco, que depois de ser posta ao corrente do facto, se teve como resposta:

Que vá ao Hospital se é urgente? Perguntamos nós para que serve as consultas no Centro de Saúde? Não é para tratar desses casos?? Onde esta a Coordenadora da Unidade de Saúde? Será que não sabe que tem que estar sempre disponível, é que antes de falarmos com a Senhora Directora Clínica tentamos entrar em contacto com a Coordenadora, que não sabemos onde estava?
Assim vai a saúde em Pinhal Novo, é tempo de se mudar o rumo destes casos.
 Rui Henriques/ Zita Henriques 

Semana da Saúde em Setúbal uma iniciativa do Centro Hospitalar de Setúbal sete dias com o coração.

Decorreu entre os dias 7 e 10 deste mês na Avenida Luísa Todi em Setúbal, esta iniciativa, no sentido de dar-nos maior divulgação ao invento estivemos no passado dia 9 neste local, o qual demos conta de um facto de muita falta de respeito e de consideração não só para os utentes, como para nós Comunicação Social.

Ao chegarmos ao local onde estava esta iniciativa, perguntei a uma assistente no local quem era a Pessoa responsável pela iniciativa, foi-nos respondido que seria a Dra. Quitéria a Pessoa a quem me deveria de dirigir, o que fiz, ao chegar ao local deu-se este simpático dialgo que passo a mencionar porque é bom que se saiba?

Director do Jornal; Bom dia Dra. , posso dar-lhe uma palavra?
Dra. Quitéria; Isto ainda não abriu tem que esperar?
Director do Jornal; pois é pena pode ver depois no Jornal].

Pois temos pena que ainda possa haver Pessoas que não saibam ter o mínimo de Educação perante os outros uma vez que foi ensinado desde criança que a educação é linda e só fica bem quanto mais não seja dar-se a SALVAÇÃO AOS OUTROS AINDA QUE SEJAM NOSSOS INIMIGOS, O QUE NÃO ERA O CASO.

Rui Henriques





  Doentes sem  Privacidade em Organismos de Saúde em Portugal.
             
        Hospital de Faro 



 Há já algum tempo que ando para fazer este artigo, e denunciar como os utentes do Serviço Nacional de Saúde ( SNS ), são tratados agora aqui esta a oportunidade, onde se vai alertar para as violações que são cometidas, por PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

[ O Jornal Correio da Manhã, através da sua Jornalista Cristina Serra no dia 28 de Abril, fez um artigo intitulado “ Faro Hospital sem Biombos para separar os pacientes e dar privacidade”  “Doentes deitados ao lado de Mortos”.

 Alguns doentes de Cancro internados no Hospital de Faro têm assistido à morte de pacientes que estão deitados nas camas do lado por falta de um biombo ou de uma cortina que os separe.
“ É dramático para um doente de Cancro estar deitado ao lado de outro que morre e ter de olhar para ele porque não há nada a tapar a visão” queixou-se um familiar ao CM.
O mesmo familiar destaca o que classifica como “ atentado ao pudor e à privacidade dos doentes” por estarem expostos na sua nudez quando lhes estão a fazer a higiene diária ou quando são submetidos a actos clínicos.
Pedro Nunes, presidente do conselho de administração do Hospital de Faro, refutou as criticas e explicou ao CM que “ ainda não houve tempo para colocar as cortinas porque o serviço é novo”. No entanto, admitiu que nem sempre é possível ter um doente terminal num quarto individual nem evitar situações de morte nos hospitais. A falta de cortinados, adianta, não se deve à redução de despesa porque o hospital garante os tratamentos aos doentes os tratamentos que precisam. “ Aqui não há barreiras no acesso às terapêuticas. Há dias autorizei os tratamentos a um doente em que cada ampola custa 18 mil euros”, afirma Pedro Nunes.]

(Artigo da responsabilidade da Jornalista CM Cristina Serra. Reprodução com a sua autorização).

  < <<<<     <<<<<     <<<<<     <<<<<     <<<<<     <<<<<     <<<<<    <<<<<     

Sobre este tema nós temos que revelar que não é só no hospital de Faro:
Vamos abordar três temas; obre violações de privacidade dos utentes que são atendidos no Serviço Nacional de Saúde, em Portugal.

Dois casos no Centro de Saúde de Loulé; e um terceiro no Hospital São Bernardo em Setúbal:

Hospital de Loulé

1º  Doente acamada com AVC paralisada do lado esquerdo, insulina dependente tipo l , Centro de Saúde de Loulé:
A  doente teve que recorrer ao serviço de urgência do centro de saúde com um quadro clínico, de diarreia e febre, não houve tempo útil para se poder dar banho à doente, bem como à neta que apresentava o mesmo quadro clínico, foi accionado o 112, à residência a primeira triagem de avaliação, pelo socorrista INEME, optou-se com a concordância do Médico do CODU de Faro, que ambas fossem transportadas, para a referida unidade de saúde.
Uma vez lá chegada a Idosa que se encontrava com frauda colocada, coube à Enfermeira, de serviço em conjunto com uma auxiliar, de que lhe fosse retirada e mudada, senão quando, como a idosa, se encontrava com urina, a enfermeira chamou-lhe directamente PORCA, e bem como a auxiliar, tendo esta ultima saído por uma porta lateral, às traseiras da urgência, onde é normal se encontrarem a fumar, a mesma que se encontrava a sair do seu turno ao passar o serviço á colega que estava a entrar disse que tinha lá uma doente toda porca, e que já a tinha     
 Lavado, esquecendo-se ambas que estavam a ser ouvidas por um familiar da doente em causa, e ao mudar a doente fizeram em presença de outro doente de sexo masculino.

2º Doente com 39,5 de febre alvo de tentativa de violação de privacidade por parte de Enfermeiro e de Médica no S O (serviço de observação), Centro de Saúde de Loulé:
O doente que por azar era eu dei entrada de urgência no serviço do Centro de Saúde, com um quadro de arrepios de frio e com febre, passado pela triagem foi colocado no S O, onde já se encontravam duas doentes ambas do sexo feminino, uma numa cama lateral onde me encontrava deitado, e outra doente numa cama em frente a mim, esta ultima tinha uma menor em sua companhia, uma criança que não deveria ter mais de 10 – 12 anos.
Houve um enfermeiro que se me dirigiu com um medicamento e logo de imediato intentou-me retirar-me o robe que tinha vestido, ao que eu me opôs a tal pretensão, e o mesmo acabou por se retirar do local.
Passado algum tempo veio uma auxiliar à qual solicitei um lençol, para me tapar, o que me foi entregue, nisto e já eu estava com o referido lençol, apareceu-me uma Médica que também intentou despir-me ao que eu lhe fiz referência às Pessoas que se encontravam, no local, tendo solicitado que a mesma corre-se o cortinado, ao que a Médica acedeu por fim.
Estes dois casos foram referenciados ao então Director Executivo do Aces central de Faro, Dr. Carlos de Sousa, e à Directora Clínica Dr.ª Natália Correia, ainda sobre esta tentamos ouvir a sua posição, mas a mesma escusou-se a comentar, apesar dos contactos efectuados para se pronuncia-se, é triste que uma Médica como ela é não queira prenunciar-se.
===========================================================


3º Hospital São Bernardo em Setúbal (Centro Hospitalar de Setúbal) Violação de Processo Clínico por parte de uma Enfermeira com a conivência da Médica.




No que se refere ao Hospital São Bernardo em Setúbal o caso penso que se torna ainda mais grave, senão vejamos;
Houve um doente ao qual lhe foi marcada uma consulta de Especialidade, quando o mesmo foi chamado ao gabinete Médico, deparou-se com uma Enfermeira, a mexer no seu Processo Clínico, com a conivência da Médica, sem que para tal o utente tenha dado o seu consentimento, quer verbal ou por escrito.
Perante esse facto, e atendendo que seria a sua primeira consulta e que o utente, teria que passar uma serie de informações com caracter de e sujeitas a Segredo Profissional, o mesmo solicitou que a Médica em causa manda-se retirar do gabinete, a enfermeira em questão, o que aconteceu, assim teve o utente que abandonar o gabinete, e participar ao conselho de administração os factos ocorridos, uma vez que se estava a violar os direitos de privacidade do utente em causa, é fácil dizer que os Médicos têm o dever do Segredo e Sigilo Profissional, muito bem, estou de acordo, os Profissionais de Enfermagem estão sujeitos a esse Segredo Profissional, somo se explica o caso do Centro de Saúde de Loulé, uma Utente, lá por ter idade e ser dependente pode-se chamar de porca?
Não vamos rotular todos pelo mesmo, porem quando há Pessoas que se comportam de maneira menos correta, e fazem violações graves, têm que ser desmascarados pode um utente confiar no Profissionais de Saúde?
Pode quando se depara com um ou uma Profissional, competente e responsável, ai sim até tem o dever de lhe propor Louvor, e Reconhecimento, isso já aconteceu com um utente, propor um Louvor a uma Médica Brasileira, a trabalhar no Algarve pelo seu desempenho e Humanismo Prestado a uma doente e seus familiares.

Voltando ao início o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, Pedro Nunes, em nosso entendimento ele, teve uma branca, nunca se abre um serviço sem tudo estar devidamente correto e em conformidade, com os direitos e deveres ele esqueceu-se, que o Hospital de Faro não é a Ordem dos Médicos, bem tal não devia ser a Pressa, porque se esqueceu dos Biombos e Cortinados, no Serviço de Oncologia, é grave Senhor Doutor Pedro Nunes, mas ainda lhe chamo eu a sua atenção, para as ilegalidades ai praticadas;
O seu colega Romero Pneumologista, que ai trabalha anda a violar as mais elementares normas de trabalho, se não sabe então eu digo-lhe:
O primeiro doente a fazer a inscrição para consulta, é o ultimo que ele atende em consulta? Não sabia? Já sabe?
Deu alta a um doente administrativamente, sem o ver em consulta, fez uma serie de recomendações, ao doente, sem que o doente soube-se já que não houve consulta? Não sabia? Fica a saber?
O Doente só soube do que se passava por força Legal do decreto-lei 46/2007 de 27 de Agosto, o qual tem acesso ao seu Processo Clínico Pessoal.
É pena que se tenha que alertar as Pessoas para estes casos, tanto o do Hospital de Faro, Centro de Saúde de Loulé, e do Hospital São Bernardo em Setúbal, muitos mais á mas estão em segredo, estes casos são muito tristes, quando um utente paga taxas e mais taxas para uma consulta ou ato Médico, e depois se depara com estas situações.

Rui Henriques
Director.  



 Nota de Redacção:

Tínhamos, pensado em incluir neste número do Jornal um artigo sobre o Centro de Radiologia do Pinhal Novo, porem o seu Responsável não respondeu aos nossos contactos para que fosse feita a Reportagem dai que este tema vai ficar a aguardar nova oportunidade para ser feito





                                            Dr. Eduardo Banito

                      Médico de Clínica Geral e Psiquiatria
             Consultas às 2.ª 4.ª e 6.ª das 15:00 às 19:00 horas
               Rua Mouzinho de Albuquerque 57 2955- 210 Pinhal Novo
                       Contacto para informações e Urgências 917 231 379





                                                   Rui Henriques
            Executa trabalhos de Electricista de Baixa Tensão
          Faz trabalhos de Carpintaria Geral e de Canalização
                           ORÇAMENTOS GRATIS
                 Telemóveis:  960 178 482   ///   910 495 469
             E mail: domruidehenriques@gmail.com





terça-feira, 10 de abril de 2012

Comemorações do 25 de Abril em Pinhal Novo


               Comemorações do 25 de Abril em Pinhal Novo

A Junta de Freguesia de Pinhal Novo, fez-nos chegar por via da pagina do Facebook, a sua programação para o dia 25 de Abril de 2012 na Freguesia de Pinhal Novo, que aqui vamos publicar.
As 09.00 horas, Atletismo Correr a Liberdade 1974 metros na quinta do Pinheiro e nas ruas do lado sul de Pinhal Novo.
As 11.00 horas, BTTour 25 de Abril ( crianças e Jovens ate aos 14 anos) , no Jardim José Maria dos Santos.
As 12.30 horas, Pic Nic da Liberdade ( no Jardim e Polidesportivo José Maria dos Santos), oferta de Sopa caramela, Pão, Vinho e Agua, traga o seu farnel e partilhe com outros. Animação  com o grupo Bardoada, Gaiteiros e Ranchos Folclóricos , jogos tradicionais, e insufláveis para as crianças.
As 15.30 horas, Solta de pombos, e comunicações alusivas ao 25 de Abril. No Polidesportivo no jardim José Maria dos Santos.
As 16.00 horas, Baile da Liberdade com Jorge Nice no Polidesportivo.

Alerta para a passagem de Faturas nas compras


          Alerta para a passagem de Faturas nas compras

A passagem de faturas nas compras é uma questão que  tem suscitado muitas duvidas entre os
Consumidores .
Para o ano de 2012 o Governo determinou que as faturas têm de estar obrigatoriamente no nome dos contribuintes que dela beneficiam. È o caso de medicamentos para bebés ou crianças, dai que tenha passado a ser obrigatório todos os menores terem Número de Identificação Fiscal (NIF) e que essa informação faça parte da declaração de rendimentos. Mas esta obrigatoriedade só se aplica este ano, pelo que as faturas relativas a 2012, e que agora serão entregues, não têm de cumprir este requisito.
Também os dados que têm de constar da fatura motivaram discussão, nomeadamente o facto de ser obrigatório incluir o NIF.  Por lei, desde que se trate de um consumidor final, quem passa a fatura não pode exigir o NIF para disponibilizar o documento.
Apenas nome e morada são obrigatórios, sendo que em muitos casos a fatura até pode vir em branco, sendo depois preenchida pelo contribuinte.
Esta exceção foi atribuída aos serviços massificados, para facilitar o dia-a-dia de sectores como a restauração, cinemas e teatros ou táxis.
Já os grandes distribuidores, como os hipermercados, ou mesmo os pequenos, como as mercearias, podem exigir a morada para  passar a fatura, bem como as profissões liberais (advogados e médicos, por exemplo). Também as gasolineiras estão incluídas nesse lote, onde também o talão é necessário.
==============================================================================
                Regime transitório agrava tarifas da luz
   É a partir de Julho deste ano que chegam ao fim as tarifas reguladas da eletricidade, pelo menos para clientes com potência contratada superior ou igual a 10,35 kVA – para os que têm potência inferior, a generalidade dos consumidores domésticos, será  só a partir de 1 de Janeiro de 2013, define o diploma publicado em Diário da República . No entanto, passa a existir um regime transitório que se prolongará até Dezembro de 2015, em que as tarifas reguladas são decididas e fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
==============================================================================
                                                              Rui Henriques
       Aceita trabalhos de Eletricista de Baixa tensão, Reparações em Carpintarias na Zona de
                        Pinhal Novo, Palmela , Setúbal , Moita , Montijo , e Barreiro      
                                      Contactos:  960 178 482  ///  910 495 469
                        Não execute um trabalho sem consultar a nossa lista de preços
                                                             Orçamentos Grátis
                                                   Domruidehenriques@gmail.com

Pinhal Novo já tem mais saídas para a saúde

            Pinhal Novo já tem mais saídas para a saúde


                     


 A população do Pinhal Novo, já dispõe de mais um serviço de saúde, onde podem recorrer com toda a comodidade e simpatia, estamos  a referir ao Laboratório da Analises Clinicas, Labocentro que se encontra sediado na Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral n. 136 .
Este Laboratório esta equipado com os mais sofisticados meios para resolverem qualquer pedido de exames de Patologia Clínica requeridos por Médicos, do Pinhal Novo, como de fora.
Este Laboratório tem cerca de 70 funcionários entre Técnicos e outro Pessoal de apoio, uma vez que além de servir a População de Pinhal Novo, tem ainda mais 30 postos de
colheita em diversos locais, tais como em Lisboa, Setúbal, Cartaxo ou Évora.
Da visita que nos foi facultada e que agradecemos não podemos de deixar de reparar, que esta a ser prestado aos Pinhal-novenses um serviço, de excelência com um rigor  que não é muito visto.
Os donos de animais de estimação também já podem recorrer  a este Laboratório para que seja feita as analises clinicas aos seus amiguinhos de quatro patas, claro que estas analises tem que ser requeridas por um Médico Veterinário, mas  claro não vão pagar mais por isso.
A população do Pinhal Novo, esta cada a ficar melhor equipada,  no que respeita a terem acesso a meios complementares de diagnóstico, e em tempo de crise a custo justo.
Bem hajam nesta iniciativa que veio em boa hora  para a nossa terra, já é tempo de ser facultado a todos o acesso á saúde.
Rui Henriques
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Ainda sobre este tema de Pinhal Novo tem mais saídas para a Saúde, tem este Jornal mais um artigo para publicar já que o Médico Responsável por este Laboratório de Analises Clínicas tem uma Clínica de Radiologia a funcionar aqui também no Pinhal Novo, mas fica para o  mês de Maio, mês em que o Pinhal Novo, vai receber uma Feira da Saúde.
Esperamos poder fazer eco da iniciativa.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««            
                                                          ATENÇÃO AO FACTO
HÁ MÉDICOS NAS UNIDADES DE SAÚDE QUE SÓ ALERTAM OS DOENTES QUANDO TÊM CANCRO NA PRÓSTUTA. ASSIM FIQUEM DE ALERTA AOS VALORES DO PSA UM EXAME FEITO EM LABORATORIO.
JÁ SE TEVE DE PARTICIPAR DE UMA MÉDICA POR  MOTIVO DESSE FACTO EM PINHAL NOVO.
NÃO FACILITEM: A PREVENÇÃO É O MELHOR.