sábado, 13 de agosto de 2016

Situação de Arouca é o que mais preocupa a Proteção Civil

O incêndio de Arouca, que chegou a São Pedro do Sul, Viseu, é o que mais preocupa a Autoridade Nacional de Proteção Civil, disse hoje o comandante operacional nacional, revelando que existem 15 incêndios ativos, cinco deles a merecer maior preocupação.

Em declarações aos jornalistas, numa conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o comandante operacional nacional, José Manuel Moura, adiantou que existem atualmente, ao nível dos incêndios florestais, 247 ocorrências, que envolvem 4.700 operacionais, mais de 1.200 meios técnicos, existindo 71 missões com meios aéreos.Destas centenas de ocorrências, José Manuel Moura adiantou que 15 estão ativas e entre estas há cinco a merecer uma maior preocupação."O que merece preocupação maior, pelo envolvimento de operacionais, é ainda a ocorrência de Arouca, que, apesar de já ter estado dominado no final do dia de ontem [sexta-feira], teve uma reativação e uma orientação para são Pedro do Sul", adiantou.De acordo com o responsável, no combate a este incêndio estão mais de 700 operacionais, com recurso a 200 veículos e 7 meios aéros, seis dos quais aviões tipo Canadair."É um combate que se está a revelar muito difícil e é a ocorrência neste momento a merecer a maior preocupação", revelou.






Este Jornal Correio da Amizade com esta foto vem Homenagear os SOLDADOS DA PAZ NESTES MOMENTOS TÃO DELICADOS QUE SE ESTA A PASSAR EM PORTUGAL .

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Há touros na praia e Huga Huga nas Festas do Rosário De 12 a 16 de agosto

De 12 a 16 de agosto
Há touros na praia e Huga Huga nas Festas do Rosário

A freguesia ribeirinha do Gaio/Rosário vai estar em festa de 12 a 16 de agosto, com a realização das Festas em Honra de Nossa Srª do Rosário. As largadas de touros na praia, que atraem muitos visitantes e curiosos, o Huga Huga, dança popular que convida a população a percorrer as ruas da freguesia a dançar de braço dado, acompanhada pela Charanga, bem como a procissão, são os pontos altos das Festas.
Destacam-se ainda os bailes noturnos que decorrem todas as noites no Largo do Operário e a zona de bares e Dj’s junto à praia (Largo da Praia).

Programa
Sexta-feira, 12 de agosto
21:00h - Sessão de Abertura das Festas com a presença das Entidades Oficiais
21:45h – Huga Huga
23:30h - Baile com o grupo 5 No Palco

Largo da Praia - Paulo Trindade Rock in Stock

Sábado, 13 de agosto
8:00h - Alvorada com Salva de Morteiros
13:00h - Tarde do Fogareiro no Largo do Operário (Coreto)
17:00h - Largada de Touros na Praia
21:45h – Huga Huga
23:30h - Baile com o grupo "Onda Nova"

Largo da Praia - DJ Steamer & DJ Kuch

Domingo, 14 de agosto
8:00h - Alvorada com Salva de Morteiros
17:00h - Missa na Capela do Rosário
18:30h - Procissão de Nossa Senhora do Rosário
21:45h – Huga Huga
23:30 H - Baile com o grupo " Come e Calate "

Largo da Praia - DJ Manelinho & Friends

Segunda-feira, 15 de agosto
8:00h - Alvorada com Salva de Morteiros
17:00h - Largada de Touros na Praia
21:45h – Huga Huga
23:30h - Baile com o grupo "Objectivo"

Largo da Praia - DJ MandooxX & DJ Mello Rich

Terça-feira, 16 de agosto
8:00h - Alvorada com Salva de Morteiros
17:00h - Largada de Touros na Praia
21:45h – Huga Huga
23:30h - Espetáculo de Encerramento 

Largo da Praia - DJ MandoxX

Feira Medieval de Palmela promovida no Algarve Presença na Feira Medieval de Silves

Feira Medieval de Palmela promovida no Algarve
Presença na Feira Medieval de Silves

A Câmara Municipal de Palmela vai estar presente na Feira Medieval de Silves, nos dias 20 e 21 de agosto, para uma ação de promoção turística e divulgação da Feira Medieval em Palmela. Trajada a rigor, a equipa de figurantes distribuirá materiais de divulgação e contactará com os visitantes de muitas nacionalidades que se encontram nesta região algarvia, convidando a uma visita ao evento a realizar em Palmela, entre 23 e 25 de setembro. Recorde-se que a Feira Medieval de Silves é um dos principais eventos realizados nesta época do ano na região do Algarve, sendo esperados perto de 150 mil visitantes.
Os Municípios de Palmela e de Silves têm em vigor um protocolo de cooperação que conduziu ao desenvolvimento de uma estratégia promocional e de um programa de atividades conjuntas para o desenvolvimento turístico.
A permuta de conhecimento e experiências, em áreas como a gestão de produtos turísticos, a organização e promoção de eventos, a organização de certames ou a criação de roteiros turísticos são alguns dos objetivos desta parceria, que contempla, também, o intercâmbio de participações nos principais certames dos seus calendários turísticos e culturais.

Câmara Municipal da Moita tem medo de Cabo Verdianos

Este Jornal atrasou a sua saída por dois dias uma vez que tinha em agenda a publicação deste artigo que se vai publicar:
De algum tempo a esta parte tem este jornal recebido denuncias onde nos informavam que algo estava mal no Parque Hortícola do Vale da Amoreira Baixa da Banheira, que a sua responsabilidade compete ao Município da Moita.
Neste contexto este jornal requereu ao Município, através de dois E-mails a sua tomada de posição referentes aos fatos e a saber :
PRIMEIRO E-MAIL ENVIADO PARA A CÂMARA DA MOITA SOBRE O PARQUE HORTÍCOLA DA VALE DA AMOREIRA?? 

   Boa tarde,
Seguem, em anexo, as respostas às questões que colocou. Em anexo, seguem também duas fotos gerais do Parque Hortícola do Vale da Amoreira.

1.º Tem essa Câmara Municipal alguma horta em Alhos Vedros?
R: Não existe nenhuma horta promovida diretamente pela Câmara Municipal em Alhos Vedros.

2.º  Se tem onde se situa a mesma ?
-

3.º Se não têm essa Câmara previsto alguma Horta em Alhos Vedros?
R: Atualmente, não está prevista a promoção de uma horta pela Câmara Municipal na freguesia de Alhos Vedros.

No mesmo contesto das Hortas sabe este Jornal por fontes próximas que há umas hortas no Vale da Amoreira, e sobre estas tem chegado a este jornal algumas noticias que estamos a trabalhar mas que carece também de uma informação complementar por parte dessa Câmara a saber:
Foram atribuídas recentemente, varias hortas a Pessoas carenciadas na Freguesia, e neste contesto foi-lhes dado os lotes de terreno estivemos no local e foi-nos fácil ver que para as Pessoas circularem entre os lotes os mesmos não têm acesso, já que estão colados uns aos outros, sem qualquer passagem estão já a haver alguns desentendimentos por parte dos referidos proprietários das hortas, mais ao que nos foi informado no local as primeiras foram atribuídas em Dezembro de 2015, e desde essa data até a presente não foram ligadas quaisquer ramais de Agua para rega nas hortas ?
R: Todas as hortas do Parque Hortícola do Vale da Amoreira têm caminhos de acesso fácil, salvo se os próprios utilizadores tiverem entretanto vedado o acesso às parcelas dos vizinhos. Quanto ao sistema de rega, constituído por um furo, reservatórios e rede com torneiras localizadas em vários locais, o mesmo está prestes a entrar em funcionamento. Salienta-se que a implantação deste sistema de rega, apenas foi possível por ter sido aprovada uma candidatura que o Município submeteu à Fundação EDP, cujos efeitos financeiros têm lugar em 2016 e 2017.

Há ao que nos foi dito no local algumas Pessoas que têm não só essa horta atribuída, por essa Autarquia como têm segundas hortas? algumas na parte de fora do Portão de acesso n.º1 achamos isso muito estranho?
R: Existem ainda hortas de génese espontânea que, a breve prazo, serão anuladas.

Estes indivíduos ao sentir-se no direito dessas hortas que se encontram fora do perímetros das hortas Legalmente atribuídas por essa Autarquia sentem-se  no direito de estarem a prejudicar, os Legalmente quanto 
R: Como já se referiu na questão anterior, as hortas que não estão enquadradas no Parque Hortícola do Vale da Amoreira serão anuladas em breve.

As hortas ao que nos foi fácil de constatar  umas estão a ser regadas com agua proveniente do Cemitério local e outras por umas valas de uma nascente, sendo que também nos foi informado que haveria um deposito com 13 mil litros de agua, que esta inoperacional por problemas técnicos
R: Tal como já foi referido, o sistema de rega está prestes a entrar em funcionamento.


Cumprimentos

logo


Neste primeiro E-mail a Câmara deu-nos estas respostas porem como continuam a haver ilegalidades, e  como continua-a-se a receber queixas vindas desse Parque Hortícola,
mais uma vez achamos por bem requerer ao Município da Moita que nos informa-se o que realmente se passa lá, o que fizemos novo pedido de esclarecimento sobre os fatos aqui fica o nosso pedido tanto de informação e a resposta desse Município ao jornal:


De acordo com a nossa comunicação efectuada em 27.07.2016 onde se pedia uma clarificação aos atos que estão a dar-se na horta acima mencionada, e perante a falta de resposta por parte dessa Autarquia junto enviamos para provar o que se esta a passar na referida horta comunitária do Vale da Amoreira.
Tendo já este Jornal as fotos que provam as lacunas e Ilegalidades que se estão a dar, quando um individuo que nós pensamos não ser Funcionário dessa  Autarquia estar a marcar um lote de terreno o que nós fomos fotografar  e lhes estamos a enviar para uma outra Pessoa ocupar esse terreno? é muito grave, mais quando nós hoje estávamos no local deparamos que a Senhora que ocupou o terreno estava a ocupar um outro junto a uma árvore, tentamos saber no local se seria a dona do terreno foi-nos informado que não que seria um seu Familiar? Como pode ser isso possível, e as Pessoas Responsáveis do Departamento ainda não terem tomado uma posição ? Será por ambos serem oriundos de Cabo Verde??, estamos perante atos que violam  o Vosso Regulamento   das Hortas já que sabemos que alguns dos possuidores das hortas comunitárias têm outras  fora da que essa Autarquia lhes deu??
O Senhor Carlos que já foi referenciado por nós no ultimo Mail auto intitula-se chefe das hortas uma vez que foi visto a fazer a marcação do referido lote e desde essa data até a presente nada foi feito para repor a legalidade.
Penso que seria bom o Senhor Presidente vir clarificar o que se esta a passar, já que é grave .
Segue as fotos para provar as nossas suspeitas e duvidas .
Sem outro assunto sou Cordialmente

Rui Henriques
Diretor


Boa tarde Sr. Diretor Rui Henriques,
Reencaminhamos a resposta da Câmara Municipal da Moita aos últimos dois emails enviados.

Câmara Municipal da Moita:

A Câmara Municipal da Moita já prestou todos os esclarecimentos relativos ao Parque Hortícola do Vale da Amoreira. A Câmara Municipal não se irá pronunciar sobre questões colocadas no mail infra. Qualquer situação que seja identificada com o funcionamento e relacionamento dos utilizadores do Parque Hortícola do Vale da Amoreira deve ser exposta pelos interessados junto dos técnicos desta autarquia que acompanham a gestão do espaço.


Cumprimentos,



logo

Perante esta resposta só temos que mostrar mais uma coisa que foi também enviado para a Município da Moita

A mostrar DSCF1328.JPG



A mostrar DSCF1329.JPG

A mostrar DSCF1333.JPG


Se duvidas ainda tivéssemos aqui fica uma coisa para a qual a Câmara da  Moita não nos deu resposta e ela reside no fato de um individuo, Cabo Verdiano  esteve a fazer de seu Nome Carlos marcou este lote de terreno e a pergunta de o mesmo tem Procuração ou é Funcionário da Autarquia não tivemos qualquer resposta, de uma coisa temos nós a certeza este individuo tem a seu cargo dois lotes de terreno um que ao que sabemos ser seu e outro que esta a cultivar? mas que pertence a outra Pessoa.
Consultado o Regulamento feito e aprovado pela Autarquia ( diz o Regulamento: " O utilizador deve respeitar um conjunto de proibições , sob pena de perder a licença.  Assim é proibido:
Cultivar qualquer cultura não prevista no regulamento, incluindo espécies legalmente proibidas,nomeadamente com características estupefacientes;
Criar qualquer tipo de animais na parcela atribuída;
Foguear ou realizar qualquer tipo de queima;
Ceder a parcela a terceiros, ou recorrer a terceiros para o cultivo da parcela, com excepção dos membros do agregado familiar; " Citamos parte do Regulamento aprovado pela Autarquia) .
Agora perguntamos nós onde e até onde vai estes esquemas na Câmara Municipal da Moita, se cada um pode marcar a seu belo prazer os terrenos e onde esta o cumprimento do regulamento? O Senhor Presidente tem medo de fazer cumprir o Regulamento que Aprovou?? quando todos sabemos que há Pessoas que ficam impunes a estes actos de Vandalismo, na Horta do Vale da Amoreira.
Rui Henriques
Diretor