segunda-feira, 9 de maio de 2016

Seminário "Centros Históricos: Segurança, Resiliência e Sustentabilidade” | 13 de maio - 09h00

No âmbito do Dia Municipal do Bombeiro
Segurança e gestão da emergência no contexto dos Centros Históricos em debate

No âmbito das Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, em curso durante o mês de maio, a Câmara Municipal de Palmela e as Associações Humanitárias dos Bombeiros do Concelho promovem o Seminário “Centros Históricos: Segurança, Resiliência e Sustentabilidade”, a decorrer no dia 13 de maio, sexta-feira, no Auditório do Espaço Cidadão, em Palmela.
O Centro Histórico da vila de Palmela possui caraterísticas muito próprias, com um conjunto de edifícios de arquitetura vernácula, que lhe conferem uma posição relevante, nos campos do património e da cultura. Uma política de salvaguarda e recuperação do edificado e de prevenção face aos diversos riscos contribui, de forma significativa, para a segurança das populações e para a proteção deste património.
Com este seminário, a organização pretende promover o debate, a partilha de conhecimentos e experiências, bem como a criação de instrumentos base para a gestão da emergência nos Centros Históricos.
As inscrições são gratuitas e devem ser formalizadas através do email smpc@cm-palmela.pt ou do telefone 212 336 653.

Programa

09h00  Receção aos participantes e entrega de documentação
09h30  Sessão de Abertura
§  Álvaro Balseiro Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Palmela
§  Autoridade Nacional de Proteção Civil

10h00 – 1.º Painel
(Moderador – Dr.ª Paula Almeida – CDOS de Setúbal)

§  Plano de Emergência Centro Histórico de Setúbal 
Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, Câmara Municipal de Setúbal

§  Planeamento de Emergência para o Centro Histórico de Évora 
Serviço Municipal de Proteção Civil, Câmara Municipal de Évora 

11h15 – Pausa para café

11h30 – 2.º Painel
(Moderador – Dr.ª Teresa Machado – Gabinete de Recuperação do Centro Histórico)

§  Reabilitação Urbana do Edificado  
Arq. António Janeiro, Câmara Municipal de Almada

§  Comunicar o Risco / Unidades Locais de Proteção Civil
Junta de Freguesia de Campo de Ourique (a confirmar)

12h30 – Debate e Sessão de Encerramento
§  Luís Miguel Calha, Vereador da Câmara Municipal de Palmela

13h00 – Almoço livre

14h30 – Visita ao Centro Histórico de Palmela
§  Câmara Municipal de Palmela (Gabinete de Recuperação do Centro Histórico e Património Cultural – DCDJ
Pinhal Reboques


                                   





            Pinhal Reboques

Assistência e Desempanagem, Lda

Ao seu serviço em Pinhal Novo

Para tudo o Pais e Estrangeiro.

Agora com serviço de Vendas

de Peças usadas para o seu carro com 
garantia de satisfação e segurança.

Telaf: 212389779/ 80

Movel: 932389780

Grato pela sua preferia
Nota de Redação 
Nota muito importante sobre este anuncio o Diretor deste Jornal esta muito reconhecido ao sr. Nuno da pinhal Reboques o ter-nos facilitado a vida a quando nós tivemos um grave problema em que nos vimos impossibilitados de fazer um trabalho de Reportagem este Jornal esta muito agradecido tanta gentiliza, tal como fomos testemunhas que quando um empregado no dia 7 deste mês quando um Segurado estava a ser rebocado este ultimo estava a retirar uma roda para que o funcionário da Pinhal Reboques pode-se engatar o gancho para elevar o carro para o REBOQUE FOI LINDO DE SER VISTO ESTE ESPECTÁCULO.
Mais ainda é frequente ver-se os reboques desta empresa estacionados em cima de passeios a impedir que os piões possam passar, enquanto os respectivos motoristas não são visíveis?? .

Polidesportivo Municipal da Lagoinha renovado

Polidesportivo Municipal da Lagoinha renovado


O Polidesportivo Descoberto Municipal da Lagoinha, concelho de Palmela, reabriu ao público, na sequência de uma intervenção conjunta do Município e da Junta de Freguesia de Palmela, que dotou o espaço e a envolvente de novos equipamentos e de maior segurança.
O equipamento encontrava-se encerrado desde dezembro, na sequência de uma avaliação feita pela Câmara Municipal, seguindo-se um plano concertado de intervenções entre o município e a Junta de Freguesia, a quem está, por delegação de competências, atribuída a manutenção do espaço.
O Município investiu 3.686,31 euros na reparação e aquisição de vedações em rede e aquisição de balizas de Futsal e efetuou o tratamento da área envolvente por administração direta, tendo os restantes trabalhos e respetivas despesas sido suportadas pela Junta de Freguesia. A intervenção global incluiu, também, recuperação de muros, colocação de novas portas de acesso ao espaço e tratamento e marcação do piso do recinto de jogo.
Com melhores condições para a prática da atividade desportiva pela população, este Polidesportivo Descoberto Municipal foi, também, disponibilizado para utilização pelas crianças da Escola Básica da Lagoinha.

Cinema Italiano de 12 a 14 maio

Ação de Formação - 13 maio

Município avança com pavimentação da rua Julien Bruand

Município avança com pavimentação da rua Julien Bruand


O Município de Palmela aprovou, esta semana, o lançamento da obra de pavimentação da rua Julien Bruand, em Lagameças, também conhecida por rua Padre Julião. Trata-se de um arruamento com cerca de 700 metros de extensão, entre a Estrada Municipal 533-1 e a rua Santos Jorge. A empreitada, que tem o preço base de 75 mil euros, inclui trabalhos de terraplanagem, drenagem e pavimentação.
Com esta obra, pretende-se melhorar as condições de conforto e segurança no local. Entretanto, o Município concluiu já, na passada semana, a repavimentação de um troço de 540 metros da Estrada Municipal 533-1, também em Lagameças

Esculturas “Passeios no Tejo e no Sonho!” para apreciar no Posto de Turismo da Moita

Esculturas “Passeios no Tejo e no Sonho!” para apreciar no Posto de Turismo da Moita

“Passeios no Tejo e no Sonho!” é a exposição de escultura cerâmica de José António Silva que vai estar patente de 16 de maio a 17 de junho, na Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal, na Moita.
As palavras do escultor José António Silva:
“As esculturas que faço falam comigo desde o início da sua conceção. Mercê da especificidade dos materiais e das condições de queima, a criação das minhas peças está sempre envolvida de um certo experimentalismo que me permite a liberdade de enveredar por caminhos, quem sabe um pouco distantes, das verdades estabelecidas e dos academismos pouco dados à inovação, apesar do respeito devido pelas regras básicas que a cerâmica impõe.
Atualmente divido a minha atividade artística entre a pintura, a escultura e a cerâmica. É precisamente a esta área (escultura cerâmica) que mais tempo tenho dedicado nos últimos anos.
Estou representado em inúmeras coleções particulares, nacionais e estrangeiras. Sou autor de muitas obras de arte pública e estou representado no Centro de Arte Contemporânea do Museu Municipal de Almada”.
A exposição “Passeios no Tejo e no Sonho!” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9:30h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h. Durante a Feira de Maio: dia 20, das 21:00h às 24:00h, e dias 21 e 22, das 15:00h às 18:00h e das 21:00h às 24:00h

Algarve Nature Week - 13 a 15 maio

 
De 13 a 22 de maio, o “novo” Passeio das Dunas, em Quarteira, Concelho de Loulé, será o palco principal da 2ª edição da Algarve Nature Week, uma semana dedicada ao turismo de natureza, que nasce de uma organização da Região de Turismo do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, com o objetivo de promover o que de melhor a região tem para oferecer ao nível do turismo de natureza.

Utente do Centro de Saúde do Vale da Amoreira o drama continua

No numero de Abril este Jornal Publicou uma carta endossada a ARSLVT (Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo) sobre este tema ,este Jornal já teve a resposta mas como a mesma veio com alguma lacunas muito graves para com a Utente optou este Jornal por aguardar que a Aces Arco Ribeirinho sediado no Lavradio, se possa prenunciar-se sobre  algo que não esta muito claro, a que a própria ARS vem argumentar como sendo certo mas ao que nos parece ser uma mentira mas vamos aguardar mais esta resposta que estamos ajuntar argumentos para depois apresentar e desmascarar que tiver que ser.
O Diretor
Rui Henriques