quarta-feira, 9 de março de 2016

Como a depressão afeta todo o organismo

Estudo sugere que a depressão provoca alterações no corpo que podem aumentar o risco de cancro e doenças cardiovasculares.


De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, estima-se que cerca de 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. Mais do que uma simples tristeza, a depressão é uma doença séria que precisa de tratamento.
Um grupo de investigadores da Universidade de Granada, em Espanha, sugere que este problema não é apenas psiquiátrico e que pode pôr todo o organismo em ‘cheque’.
Os cientistas analisaram 29 estudos anteriores, que envolveram 3.961 pessoas, e descobriram que os indivíduos com depressão têm índices de stress oxidativo mais altos no organismo.
O que significa que o corpo fica repleto de moléculas chamadas radicais livres, que envelhecem as células e servem de ‘combustível’ para problemas de saúde como cancro, doenças cardiovasculares e até Parkinson.
Além de reforçar a relação entre distúrbios mentais e problemas de saúde no resto do corpo, este estudo poderá abrir portas para o desenvolvimento de novos tipos de tratamentos, destaca a Revista Saúde.

Primeiro-ministro do Luxemburgo felicita Marcelo Rebelo de Sousa

O primeiro-ministro do Luxemburgo aproveitou a inauguração das novas instalações do Centro Cultural Português no país para felicitar Marcelo Rebelo de Sousa, considerando "um bom augúrio" a abertura no dia da tomada de posse do Presidente da República.

© Global Imagens
POR LUSA
"Considero de bom augúrio que inauguremos estas instalações no mesmo dia em que toma posse Marcelo Rebelo de Sousa", disse Xavier Bettel, que transmitiu "as saudações mais cordiais" ao novo Presidente da República.

Diretório de Atividades Económicas do Município de Palmela já está disponível


Diretório de Atividades Económicas do Município de Palmela já está disponível

A Câmara Municipal de Palmela, através do GAEPI - Gabinete de Apoio às Empresas e Promoção do Investimento, está a desenvolver o Diretório de Atividades Económicas do Município de Palmela. Este documento pretende potenciar um maior conhecimento do tecido empresarial do concelho e aposta na constituição de uma base de dados, que possibilita a integração e disponibilização de um conjunto diversificado de informação geográfica, de forma simples e intuitiva.
Pretende-se prestar um serviço cada vez mais qualificado e aumentar a rapidez na resposta aos diversos interlocutores, melhorando a interação com os munícipes e agentes económicos. Um conhecimento mais aprofundado sobre as nossas empresas permite, também, dar-lhes maior visibilidade, potenciar a competitividade e criar condições para a implantação de novas medidas de promoção económica.
O Diretório de Atividades Económicas do Município de Palmela é um trabalho em constante atualização e está, já, disponível para consulta no separador "Investir" da página do Município, em http://www.cm-palmela.pt/pages/1594. Às empresas que possam ainda não estar contempladas nesta base de dados ou cuja informação não esteja completa, pede-se o favor de preencher o formulário disponível na página, contribuindo para a construção de um retrato fiel do tecido económico do concelho.

Novo atendimento descentralizado do IAPMEI em Palmela a 16 de março

Primeira edição foi um sucesso
Novo atendimento descentralizado do IAPMEI em Palmela a 16 de março

Face à grande procura registada e ao sucesso da primeira edição, realizada em fevereiro, a Câmara Municipal de Palmela e o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, IP, promovem, no dia 16 de março, no Espaço Cidadão, mais um Dia do Atendimento Descentralizado em Palmela.
Uma equipa técnica do IAPMEI vai estar disponível para responder às dúvidas e apoiar nas melhores soluções de investimento e candidaturas, através de um atendimento personalizado, à medida das necessidades de cada agente económico.
Em fevereiro, foram recebidas uma associação local e sete empresas sedeadas no concelho, interessadas, por exemplo, em diversificar a atividade ou na internacionalização, bem como em conhecer apoios para investimento em modernização tecnológica. O atendimento é aberto, também, a empreendedores que pretendam instalar-se no concelho e ainda existem algumas vagas por preencher, pelo que os interessados devem efetuar a sua inscrição junto do Gabinete de Apoio às Empresas e Promoção do Investimento, através do e-mail gaepi@cm-palmela.pt<mailto:gaepi@cm-palmela.pt> ou do telefone 212336604.

Espaço Cidadão
Rua Hermenegildo Capelo, n.º 58,
Palmela
(junto ao Mercado Municipal)

Flores da Arrábida inspiram Painel Intergeracional de Azulejos | Projeto reforça relação entre gerações

Projeto reforça relação entre gerações
Flores da Arrábida inspiram Painel Intergeracional de Azulejos

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Palmela, em parceria com os agentes locais, promove a iniciativa "Flores...muitas flores da Arrábida - Entrecruzares de vivências, saberes e afetos", um projeto de construção de um Painel Intergeracional de Azulejos, que decorre até ao próximo mês de maio.
Enquadrado pelas comemorações do Dia Internacional da Família, este projeto tem como tema as flores da Arrábida e dá continuidade às intenções estratégicas do município, de reforço da relação entre gerações, fator determinante das políticas sociais de envelhecimento ativo.
Tendo como parceiros a EB António Matos Fortuna, de Quinta do Anjo, "Florir os Saberes" - Escola Secundária de Palmela, o ACES Arrábida - Saúde Escolar, a Associação de Idosos de Palmela, a Santa Casa da Misericórdia de Palmela, o Teatro O Bando e as Juntas de Freguesia, este projeto traduz-se, entre outros momentos, em visitas ao Espaço Fortuna - Artes e Ofícios, na realização de oficinas de conceção, desenvolvimento dos desenhos e pintura em azulejo, na abordagem medicinal das flores da Arrábida e no momento convívio de inauguração e apresentação à comunidade, no dia 24 de maio.

Apresentado na BTL Percurso Turístico Audioguiado “Moita Conta-me Histórias” dá a conhecer locais de interesse na vila da Moita Foi durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu entre 2 e 6 de março, que a Câmara Municipal da Moita apresentou o seu novo projeto: Percurso Turístico Audioguiado “Moita Conta-me Histórias”. O percurso turístico audioguiado “Moita Conta-me Histórias” dá a conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos da vila da Moita, com a descrição de 23 pontos de interesse. Para realizar o percurso, é indispensável descarregar os ficheiros de áudio, do site do Município, em http://www.cm-moita.pt/pages/1176, para o seu dispositivo móvel, utilizar os auscultadores e ter consigo o mapa de apoio. O trajeto completo tem uma duração de cerca de três horas, o tempo médio despendido a percorrer a pé os locais indicados, ouvindo em simultâneo, na íntegra, a faixa de áudio correspondente. O percurso também pode ser realizado conforme o tempo livre disponível. Pode ser dividido em vários segmentos e em vários dias ou selecionando apenas os locais que se pretende conhecer de acordo com o seu interesse e curiosidade, construindo, desta forma, um percurso personalizado. É possível selecionar a faixa de áudio que deseja ouvir, podendo interromper, retroceder, avançar ou escolher qualquer outra faixa. O itinerário e o conteúdo informativo deste percurso turístico audioguiado foram concebidos para serem acessíveis a toda a população jovem e adulta, na qualidade de turistas, visitantes ou residentes, com interesse em conhecer melhor o município, em especial a vila da Moita, sede do concelho. O percurso turístico audioguiado “Moita Conta-me Histórias”, inicia-se no Posto de Turismo Municipal, na Moita (Rua Machado Santos n.º 35 – Moita).

Apresentado na BTL
Apresentado na BTL
Percurso Turístico Audioguiado “Moita Conta-me Histórias”
dá a conhecer locais de interesse na vila da Moita

Foi durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu entre 2 e 6 de março, que a Câmara Municipal da Moita apresentou o seu novo projeto: Percurso Turístico Audioguiado “Moita Conta-me Histórias”.
O percurso turístico audioguiado “Moita Conta-me Histórias” dá a conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos da vila da Moita, com a descrição de 23 pontos de interesse.
Para realizar o percurso, é indispensável descarregar os ficheiros de áudio, do site do Município, em http://www.cm-moita.pt/pages/1176para o seu dispositivo móvel, utilizar os auscultadores e ter consigo o mapa de apoio. O trajeto completo tem uma duração de cerca de três horas, o tempo médio despendido a percorrer a pé os locais indicados, ouvindo em simultâneo, na íntegra, a faixa de áudio correspondente.
O percurso também pode ser realizado conforme o tempo livre disponível. Pode ser dividido em vários segmentos e em vários dias ou selecionando apenas os locais que se pretende conhecer de acordo com o seu interesse e curiosidade, construindo, desta forma, um percurso personalizado. É possível selecionar a faixa de áudio que deseja ouvir, podendo interromper, retroceder, avançar ou escolher qualquer outra faixa.
O itinerário e o conteúdo informativo deste percurso turístico audioguiado foram concebidos para serem acessíveis a toda a população jovem e adulta, na qualidade de turistas, visitantes ou residentes, com interesse em conhecer melhor o município, em especial a vila da Moita, sede do concelho.
O percurso turístico audioguiado “Moita Conta-me Histórias”, inicia-se no Posto de Turismo Municipal, na Moita (Rua Machado Santos n.º 35 – Moita).

Foi durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu entre 2 e 6 de março, que a Câmara Municipal da Moita apresentou o seu novo projeto: Percurso Turístico Audioguiado “Moita Conta-me Histórias”.
O percurso turístico audioguiado “Moita Conta-me Histórias” dá a conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos da vila da Moita, com a descrição de 23 pontos de interesse.
Para realizar o percurso, é indispensável descarregar os ficheiros de áudio, do site do Município, em http://www.cm-moita.pt/pages/1176para o seu dispositivo móvel, utilizar os auscultadores e ter consigo o mapa de apoio. O trajeto completo tem uma duração de cerca de três horas, o tempo médio despendido a percorrer a pé os locais indicados, ouvindo em simultâneo, na íntegra, a faixa de áudio correspondente.
O percurso também pode ser realizado conforme o tempo livre disponível. Pode ser dividido em vários segmentos e em vários dias ou selecionando apenas os locais que se pretende conhecer de acordo com o seu interesse e curiosidade, construindo, desta forma, um percurso personalizado. É possível selecionar a faixa de áudio que deseja ouvir, podendo interromper, retroceder, avançar ou escolher qualquer outra faixa.
O itinerário e o conteúdo informativo deste percurso turístico audioguiado foram concebidos para serem acessíveis a toda a população jovem e adulta, na qualidade de turistas, visitantes ou residentes, com interesse em conhecer melhor o município, em especial a vila da Moita, sede do concelho.
O percurso turístico audioguiado “Moita Conta-me Histórias”, inicia-se no Posto de Turismo Municipal, na Moita (Rua Machado Santos n.º 35 – Moita).

Centro de Saúde com Problemas de Segurança

O edifício onde se encontra sediado o Centro de Saúde da Baixa da Banheira é dos anos 70 , e tem seis pisos e apenas um elevador ( que está muitas vezes avariado), e as escadas estreitas a partir  do 1º andar, apenas permitem a passagem de uma pessoa de cada vez este é o panorama do Centro de Saúde, este equipamento serve 32 mil habitantes.

Editorial

Mais um ano
Mais um ano que esta já em Março mas como sempre e os nossos leitores já sabem que esta publicação sai sempre que por aqui temos noticias e algum tempo para as trabalhar é o que se esta agora a iniciar,
O ano de 2015 já era estamos com mais um ano pela frente e neste ano prometemos estar ainda um pouco melhores que o do ano passado dai que temos mais algumas noticias para divulgar artigos para lerem e poderem saber de iniciativas na nossa zona e de âmbito Nacional .
Temos já previsto alguns temas que estão a ser tratados para depois podermos divulgar, porem neste numero de Março vamos tratar dos seguintes temas:
Centro de saúde da Baixa da banheira com problemas de segurança;
Iniciativas da Câmara Municipal de Palmela para Março;
Iniciativas de Câmara Municipal da Moita para Março;
Temas diversos 
O diretor
Rui Henriques