quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Programa “Mecenas de Palmela” angariou mais de 50 mil euros no primeiro ano

Programa “Mecenas de Palmela” angariou mais de 50 mil euros no primeiro ano

       Várias dezenas de empresários do concelho participaram, no dia 3 de novembro, no Encontro Mecenas de Palmela 2015, promovido pelo Município no Espaço Fortuna, em Quinta do Anjo. A apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido ao longo do ano, bem como dos principais projetos para 2016, foram os objetivos deste encontro, que permitiu, também, agradecer e reconhecer o importante contributo que empresas e instituições prestaram na concretização de projetos e iniciativas de grande importância para a vida do concelho – caso do “Duas (de)Mãos por Palmela”, da Feira Medieval, do Festival Internacional de Gigantes ou da Academia da Proteção Civil. 
     Mais do que os resultados, o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, pretendeu destacar o processo de parceria, para o qual as empresas do concelho demonstraram grande disponibilidade e abertura, com elevado sentido de responsabilidade social e o desejo de deixar a sua marca na região. Muito satisfeito com o balanço deste primeiro ano do programa Mecenas de Palmela – que angariou mais de 50 mil euros em apoios diretos e indiretos – o Presidente revelou que os contatos estabelecidos com o tecido empresarial permitiram confirmar que os projetos municipais têm valor reconhecido, na afirmação do concelho, e deram início a um caminho conjunto, que continuará a viabilizar ou dotar de maior dimensão projetos e iniciativas, não só de iniciativa municipal, mas também do movimento associativo e da sociedade civil. «Sentimo-nos todos dignificados com esta forma de trabalhar», concluiu o Presidente, que sublinhou que «este é um projeto que nunca está fechado, quer ao nível de projetos beneficiários, quer de investidores». 
      O programa “Palmela, Experiências com Sabor!”, o “Março a Partir”, o Festival Internacional de Artes de Rua, a Semana da Energia ou o “Aprender a Nadar”, bem como algumas novidades como as Eco Famílias, o 1.º Meeting de Orientação, o Centro de Recolha Oficial Animal ou o Dia da Agricultura e do Mundo Rural, fazem parte do vasto pacote de projetos apresentados para 2016, em áreas como o ambiente, a cultura, o desporto, a intervenção social ou o turismo, e para os quais o Município pretende estabelecer novas parcerias.

Anuncio Gratuito


Pinhal Reboques


                                   





            Pinhal Reboques

Assistência e Desempanagem, Lda

Ao seu serviço em Pinhal Novo

Para tudo o Pais e Estrangeiro.

Agora com serviço de Vendas

de Peças usadas para o seu carro com garantia de satisfação e segurança.

Telaf: 212389779/ 80

Movel: 932389780

Grato pela sua preferia

ANUNCIO GRATUTITO


        GABINETE DE TERAPIAS ALTERNATIVAS
           CONSULTAS DE MÉDIUM ESPIRITUAL
                 MÉDIUM VIDENTE; E TAROLGA;
                 MASSAGENS COM  PRODUTOS  NATURAIS
                         
RESOLVO TODO O TIPO DE PROBLEMAS TUDO TEM SOLUÇÃO

                         MARCAÇÕES : 926 963 315
Faça a sua marcação para saber quais os nossos serviços 
Executa-se ainda Trabalhos à distancia sob consulta.
Atendimento todos os dias partir das 10:00 até às 17:00 h.
Sábados e Domingos das 10:00 às 13:00 h.

Para crianças dos 5 aos 10 anos Ateliês de Natal na Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira

Para crianças dos 5 aos 10 anos
Ateliês de Natal na Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira

O Natal está a aproximar-se e, por isso, é necessário começar, desde já, a preparar as decorações natalícias. É este o desafio que a Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira lança aos seus pequenos leitores, crianças dos 5 aos 10 anos, promovendo os Ateliês de Natal nos dias 7, 21 e 28 de novembro, entre as 14:30h e as 18:00h.
Com diferentes materiais reciclados, como garrafas de plástico, rolhas de cortiça, caricas, revistas de papel, entre outros, os participantes vão colocar a sua imaginação a funcionar e elaborar vários efeitos de Natal para, no dia 5 de dezembro, decorarem a Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira e também o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo.
Para participar, basta aparecer nos dias e hora marcados e dar largas à imaginação.

Câmara da Moita aprova redução do IMI

Câmara da Moita aprova redução do IMI

Na sua última reunião, a Câmara Municipal da Moita aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2016 e uma proposta que prevê a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), para 0,39%, para os prédios urbanos novos, transmitidos e reavaliados no domínio da vigência do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis, o que se traduz num alívio da carga fiscal para todos os munícipes.
De salientar que cabe aos municípios, conforme estabelecido por lei, definir anualmente a taxa aplicável aos prédios urbanos (entre os 0,3% e os 0,5%) que, após aprovação pela Assembleia Municipal, é comunicada à Autoridade Tributária. Considerando que a receita decorrente da liquidação de IMI se reveste de primordial importância para a gestão orçamental e financeira do município, a fixação da taxa de IMI deve, no entanto, ter em consideração, a elevada carga fiscal que incide sobre os contribuintes que agrava a situação social de muitas famílias. Neste contexto, a Câmara Municipal da Moita tem mantido uma taxa inferior à máxima aplicável, mesmo durante os períodos mais difíceis do ponto de vista financeiro. O comportamento da receita deste imposto demonstra uma tendência de estabilização que, conjugado com a estabilidade financeira alcançada pela autarquia, permite agora considerar uma alteração à taxa, traduzindo-se num alívio da carga fiscal para todos os munícipes, cumprindo assim os critérios de justiça fiscal pelos quais se deve pautar a atuação do Estado, sem pôr em causa a capacidade financeira necessária para assegurar o cumprimento do serviço público prestado pela autarquia.

Aprovadas Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2016
As Grandes Opções do Plano foram definidas com base no compromisso assumido com a população, nas eleições autárquicas de 2013, e nas grandes linhas de atuação que tem pautado a gestão desta autarquia. O orçamento para o próximo ano é de 30 193 210 euros.
Apesar dos crescentes constrangimentos à ação municipal, dos efeitos nefastos das várias políticas de austeridade impostas pelo Governo, do agravamento da crise económica e social, a situação financeira da Câmara Municipal da Moita tem evoluído favoravelmente no que respeita à contenção das despesas correntes, à diminuição dos prazos de pagamento e à redução do endividamento. No entanto, e apesar da estabilidade alcançada, a disponibilidade financeira da Câmara continuar a ser reduzida, com particular incidência na sua capacidade de investimento.
A prestação dos serviços públicos essenciais, em diversas áreas, como água, saneamento, espaços verdes, arruamentos, escolas, ação social, entre outros; a continuidade da intervenção da autarquia no vasto âmbito de atividades culturais e desportivas que promove e apoia e também a manutenção dos padrões de qualidade dos vários equipamentos municipais; a continuidade e aprofundamento de parcerias, nomeadamente através da delegação de competências nas freguesias, do apoio ao movimento associativo, da rede social, da comunidade educativa e do relacionamento institucional com todas as instituições públicas são alguns dos eixos estratégicos que orientam a política municipal para 2016.
Relativamente a investimentos, 2016 ficará marcado pela conclusão das obras em curso no âmbito da Rede de Saneamento Básico, no Penteado e Cabeço Verde, e também pela conclusão da ampliação da EB/JI n.º 2 de Alhos Vedros, no Bairro Gouveia. No próximo ano, a Câmara da Moita pretende ainda iniciar as intervenções na Rua 1º de Maio, na Baixa da Banheira, e no Cais da Moita. Estão igualmente previstos outros investimentos de regeneração urbana, mobilidade urbana sustentável e valorização do património ribeirinho que se pretendem cofinanciados por fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020.

O lançamento de derrama, a participação do município no IRS e o mapa de pessoal para o ano de 2016 estiveram também em discussão na ordem do dia.
As propostas, aprovadas nesta sessão, por maioria, vão ser agora submetidas à aprovação da Assembleia Municipal, cuja sessão terá lugar a 27 de novembro, pelas 21:00h, no Moinho de Maré, em Alhos Vedros.

Postais de Natal digitais inspiram oficinas para população 60+

“Clique Sem Idade”
Postais de Natal digitais inspiram oficinas para população 60+

 A Câmara Municipal de Palmela promove, nos dias 16 e 23 de novembro, a oficina “Quem disse que já não se enviam postais…”. A iniciativa realiza-se nos CRJ – Centros de Recursos para a Juventude de Quinta do Anjo e de Pinhal Novo, respetivamente, e pretende ensinar a pesquisar, selecionar e enviar postais digitais de Natal.
    A realização da oficina, destinada à população 60+, surge no âmbito do “Clique Sem Idade”, projeto de informática dirigido à população adulta e sénior residente no concelho, que possibilita o acesso a novas aprendizagens através do contacto com as TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação.
    A democratização da utilização das TIC, por forma a garantir o exercício dos direitos de cidadania, o reforço das relações de convívio e a aproximação das gerações, são alguns dos objetivos do projeto. Mais informações e inscrições através dos contactos 212 336 606 ou deis@cm-palmela.pt.

Comunicação social alemã visitou a região

Vinhos e património em destaque
Comunicação social alemã visitou a região

Uma comitiva composta por oito jornalistas alemães esteve em Palmela no dia 4 de novembro e desfrutou dos nossos produtos e paisagens, a convite da ATL – Associação de Turismo de Lisboa. Especializados na área do turismo e viagens, estes profissionais visitaram a região de Lisboa durante a semana passada, no âmbito do programa “Lisboa Multifacetada”, e passaram um dia na Península de Setúbal, com um roteiro que privilegiou a riqueza vitivinícola e o património cultural da região.
O percurso, organizado com o apoio da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e do Município de Palmela, integrou visitas à Quinta das Serralheiras (a mais recente adega a integrar a Rota), à Casa Mãe da Rota de Vinhos, ao Castelo de Palmela e à Pousada, onde decorreu o almoço, e à adega José Maria da Fonseca.
Na Casa Mãe, em Palmela, foi realizada uma prova de vinhos e outros produtos regionais, com a participação da Adega Cooperativa de Palmela e do Presidente da Comissão Vitivinícola Regional, Henrique Soares, que apresentou as características diferenciadoras dos vinhos produzidos nesta área. Luís Miguel Calha, Vereador da Câmara Municipal com o pelouro do Turismo, marcou presença, desejando que os jornalistas levem boas memórias e contribuam para a promoção de Portugal e da região junto dos seus públicos.

Café-Concerto do Fórum Cultural – Baixa da Banheira BB Blues Night de novembro com “Stonebones & Bad Spaghett”

Café-Concerto do Fórum Cultural – Baixa da Banheira
BB Blues Night de novembro com “Stonebones & Bad Spaghett”


BB Blues Night de novembro vai acontecer no dia 14, pelas 21:30h, no Café-Concerto do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, tendo como convidados os “Stonebones & Bad Spaghetti”.
O Bluegrass é uma forrma de música popular e tradicional caraterística do Sul dos Estados Unidos da América. A sua história cruza-se e é influenciada pelo Blues. Os Stonebones & Bad Spaghetti” são representantes do Bluegrass em Portugal e cativam pela qualidade da sua música e pela sua boa disposição.
As BB Blues Nights são promovidas pela Associação BB Blues Portugal, em parceria com a Câmara Municipal da Moita e União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira

Apresentação do livro “Emoções” na Galeria do Fórum Cultural – Baixa da Banheira

Apresentação do livro “Emoções” na Galeria do Fórum Cultural – Baixa da Banheira

No dia 14 de novembro, pelas 16:00h, vai ser apresentado, na Galeria de Exposições do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, o livro “Emoções”, de Amélia Militão.
O livro “Emoções”, tal como o nome indica, aborda emoções e sentimentos que a autora tenta transmitir através da sua poesia. Tudo na natureza inspira: o rio, a chuva, um barco, o mar, as cores, o vento e as árvores. A alegria, o amor, a angústia, a tristeza e a esperança são temas constantes da poesia de Amélia Militão.
No local da apresentação do livro, Amélia Militão tem também expostos os seus trabalhos de pintura, numa exposição intitulada “Emoções”, que pode ser apreciada até ao dia 21 de novembro