quarta-feira, 9 de julho de 2014

Saúde Estimados 11 mil novos casos de cancros da pele este ano

Saúde Estimados 11 mil novos casos de cancros da pele este ano

O secretário-geral da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) estima que este ano deverão registar-se 11.000 novos casos de cancro da pele em Portugal, 1.000 dos quais serão melanomas, um dos mais agressivos.
Segundo Osvaldo Correia, os cancros da pele têm vindo a aumentar de "forma significativa" em Portugal, mas também noutros países, devido à maior exposição ao sol e à falta de cuidados adequados, que incluem não só o uso de protetor solar e vestuário, como o evitar as horas do dia de maior risco.Aquele e outros dermatologistas, juntamente com alguns atletas e figuras públicas, vão promover no sábado, na Praia da Falésia, em Vilamoura, uma ação de sensibilização que inclui demonstrações de como fazer o auto exame da pele e também a forma mais adequada de proteção nas crianças, adolescentes e adultos.
Osvaldo Correia dá o exemplo das pessoas que praticam desporto ao ar livre, em condições que são de aparente segurança, mas que podem representar um risco se os desportistas não usarem óculos escuros, chapéu, vestuário adequado e cremes com Fator de Proteção Solar (FPS) elevado (entre 30 e 50).
"Nos dias de vento, devido à sensação de frescura, as pessoas não se apercebem da temperatura e dos indíces de ultravioletas, que aumentam com a altitude", exemplificou, sublinhando que desaconselha a prática desportiva ao ar livre entre as 11:00 e as 17:00 e que os desportistas devem renovar o protetor com frequência, uma vez que tende a sair com o suor.
Segundo o dermatologista, se não for detetado precocemente, o melanoma, o mais grave dos cancros da pele, provoca elevadas taxas de mortalidade, pois apresenta um maior risco de propagação para outros órgãos.
Aquele especialista alertou ainda para a importância de a exposição solar ser feita de forma gradual, para que a pele se habitue, frisando que o facto de a pele não ficar vermelha, nas pessoas mais morenas, não significa que mais tarde não possam vir a desenvolver lesões.
Osvaldo Correia sublinhou ainda que desaconselha totalmente a ida a solários e que não se deve misturar autobronzeador com os cremes de proteção solar, que não devem ser invísiveis nem demasiado fluídos.
A acção de sensibilização tem início às 10:00 de sábado, na Praia da Rocha Baixinha, conhecida como Praia da Falésia, em Vilamoura, culminando às 18:30 com uma caminhada à beira mar.

Gaza Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne de emergência

Gaza Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne de emergência

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai realizar uma reunião de emergência na quinta-feira sobre a escalada de violência entre Israel e o movimento Hamas, anunciou hoje a presidência daquela entidade.
O encontro vai começar às 10:00 locais (15:00 em Lisboa) e contará com a presença do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que irá apresentar as informações mais recentes sobre a situação do conflito no terreno.
Seguidamente decorrerão, à porta-fechada, consultas entre os 15 membros das Nações Unidas.
O encontro foi marcado na sequência de um pedido feito por enviados árabes à região.

Espetáculo explora propriedades físicas do som

Espetáculo explora propriedades físicas do som

A Câmara Municipal de Palmela, a Artemrede e o Bardoada – o Grupo do Sarrafo apresentam, a 12 de julho, a partir das 21h30, uma noite diferente no Espaço ContraFacção, em Pinhal Novo, com C Vib – Cymatics Vibrating pelos Mãos Simão.
Trata-se de um espetáculo multidisciplinar que, através de Interactive Boards (placas interativas), constrói uma escultura sonora que explora as propriedades físicas do som. Mais do que um concerto musical, o público terá acesso a uma instalação sonora interativa que lhe permitirá, literalmente, “tocar” a música como se de matéria palpável se tratasse.
A noite termina com a atuação do grupo pinhalnovense de pop rock, Reticências. A entrada é livre.


            Ficha artística:

            Direção artística | Simão Costa
            Cocriação | Ágata Mandillo, Andre Bartetzki, Simão Costa
            Criação musical | Simão Costa
            Consultoria | Cláudia Castro, Miguelangelo Veiga e Perseu Mandill
            Composição visual-sonora | desmakingof e Pedro Andrade
            Performance | Simão Costa e Yola Pinto

            Duração do espetáculo: 45 minutos
Público-alvo: geral
Faixa etária: M/6

Página de anuncio gratuito





Este anúncio é publicado Gratuitamente







                                   





                              PinhalReboques

Assistência e Desempanagem, Lda

Ao seu serviço em Pinhal Novo

Para tudo o Pais e Estrangeiro.

Agora com serviço de Vendas

de Peças usadas para o seu carro com garantia de satisfação e segurança.

Telaf: 21238779/ 80

Movel: 932389780

Grato pela sua preferia

Concelho de Palmela na rota da “Volta a Portugal Solidária”

Iniciativa apoia instituições locais
Concelho de Palmela na rota da “Volta a Portugal Solidária”

A “Volta a Portugal Solidária”, em corrida, passa por Palmela no dia 11 de julho, sexta-feira, com chegada prevista à Santa Casa da Misericórdia de Palmela, na Avenida dos Bombeiros Voluntários, às 10h00 e partida para Águas de Moura às 18h30.
O projeto, promovido pelo atleta internacional de Orientação, João Casal, tem como principal objetivo a criação de uma rede de parceiros locais, com destaque para os Municípios, cuja finalidade é a angariação de contributos, materiais ou financeiros, para doação a instituições de cariz social local. No concelho de Palmela, parte da venda domerchandising oficial “Volta a Portugal Solidária” reverterá para a Santa Casa da Misericórdia de Palmela e para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Água de Moura, instituições que apoiam, logisticamente, o evento, a par do Município.
Um grupo de alunos da equipa de Orientação da Escola Secundária com 3º CEB de Pinhal Novo irá acompanhar o atleta entre a Rotunda do Ovelheiro, na EN 379 (Quinta do Anjo) e a meta e, ao final da tarde, entre Palmela e Aires (EN 252).
João Casal conquistou nove medalhas de Campeão Nacional e dez medalhas de Vice-Campeão, entre outros títulos na modalidade. Neste projeto, que pretende criar uma onda de solidariedade a nível nacional, propôs-se ligar, entre 27 de junho e 21 de agosto, dezoito distritos de Portugal, em etapas bi-diárias, num total de 2605 quilómetros.

Etapa Sesimbra – Palmela – Águas de Moura – Alcácer do Sal

11 de julho
07h00 Partida de Sesimbra
10h00 Chegada a Palmela
18h30 Partida de Palmela
20h30 Chegada a Águas de Moura

12 de julho
07h00 Partida de Águas de Moura

Música e vinho animam Castelo de Palmela

Música e vinho animam Castelo de Palmela

Nos dias 26 e 27 de julho, o Castelo de Palmela é palco da primeira edição do“Palmela Wine Jazz”, a proposta ideal para as tardes longas de verão – música e bons vinhos para desfrutar num ambiente diferente e requintado.
A iniciativa abre as portas às 16 horas e, até às 21, a Praça de Armas do Castelo apresenta aos visitantes uma feira de vinhos da Península de Setúbal com um programa de provas comentadas pelos enólogos das adegas. Vários workshops de jazz acompanham a iniciativa.
A noite de sábado prolonga-se até às duas da manhã, com um concerto no terraço sul do Castelo. Junto à Casa Capelo, um Wine Bar permitirá degustar alguns dos melhores vinhos do mundo, com uma paisagem deslumbrante para a Serra da Arrábida e para o rio Sado.
Entrada livre.