segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dia Municipal do Bombeiro 2013 Sessão solene de homenagem encerra comemorações



As comemorações do Dia Municipal do Bombeiro 2013, que decorrem desde o início do mês, encerram no domingo, dia 26, com a sessão solene de homenagem aos bombeiros do concelho, às 12h15, no auditório dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, que assumiram, este ano, a organização da iniciativa, de acordo com o princípio da rotatividade.
O programa de encerramento integra, ainda, uma exposição de viaturas de  socorro e de combate a incêndios, o desfile apeado e motorizado e um almoço convívio entre a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Direções, Comando e Corpos Ativos das Associações de Bombeiros do Concelho.
Com o lema “Voluntários por Opção, Profissionais na Ação”, as comemorações promovem a cultura de Segurança, com a realização de oito simulacros de incêndio em escolas básicas do concelho e, integram, também, um exercício de atuação em acidente rodoviário envolvendo as três corporações, formação e momentos de convívio entre associações.
As comemorações do Dia Municipal do Bombeiro 2013 - uma iniciativa da Câmara de Palmela com as Associações de Bombeiros do Concelho - contam com a colaboração da Escola Secundária de Palmela e os apoios da Junta de Freguesia de Pinhal Novo e da Palmela Desporto E.E.M.

Programa | 26 de maio:

08h00 – Hastear de bandeiras com toque de sirene nos quartéis dos Bombeiros de Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura;

09h30 – Exposição de viaturas de socorro e de combate a incêndios;
Junto ao Quartel dos Bombeiros de Pinhal Novo

11h30 – Receção às entidades oficiais
Quartel dos Bombeiros de Pinhal Novo

11h45 – Desfile apeado e motorizado
Frente ao quartel dos Bombeiros de Pinhal Novo

12h15 – Sessão solene de homenagem aos Bombeiros do Concelho
Auditório dos Bombeiros de Pinhal Novo

13h00 – Almoço convívio


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Festas Populares de Pinhal Novo

A já tradicional festas populares de Pinhal Novo, já mexe, e como se tem vindo a ser já tradicional, quer por parte da Junta de Freguesia quer da Comissão de festas estão esquecidos que este Jornal se encontra na Net, dai que nós só podemos informar os nossos leitores que vai decorrer entre 5 e 10 de Junho.
O Diretor

Rui Henriques

Pagina de Publicidade Gratuita no Jornal












                                   





                              PinhalReboques


Assistência e Desempanagem, Lda

Ao seu serviço em Pinhal Novo

Para tudo o Pais e Estrangeiro.

Agora com serviço de Vendas

de Peças usadas para o seu carro com garantia de satisfação e segurança.

Telaf: 21238779/ 80

Movel: 932389780

Grato pela sua preferia.


Movel: 932389780

                     Grato pela sua preferia

Moção | Obras de Requalificação da Escola Secundária de Pinhal Novo


Obras de Requalificação da Escola Secundária de Pinhal Novo

A Câmara Municipal de Palmela, reunida no dia 8 de maio, em Pinhal Novo, aprovou, por unanimidade, a seguinte Moção, relativa às obras de requalificação da Escola Secundária de Pinhal Novo:

«As obras de requalificação da Escola Secundária de Pinhal Novo, cuja conclusão estava prevista para o final do ano letivo 2011/2012, foram suspensas, numa fase bastante adiantada da última fase da empreitada, sem que a direção da escola e a Câmara Municipal de Palmela fossem oficialmente informadas sobre as razões da decisão do Governo.
Da conclusão da obra depende o aumento do número de salas para disciplinas específicas (educação tecnológica, educação visual e laboratórios de biologia/geologia, física/química), imprescindíveis à organização curricular e aos planos de estudo dos alunos da Escola Secundária de Pinhal Novo, que inclui o 3º ciclo do ensino básico, face à sobrelotação da EB José Maria dos Santos, na mesma freguesia.
Após uma reunião de trabalho com a direção da escola e a associação de pais, a Câmara Municipal de Palmela solicitou, a 17 de maio do ano passado, uma reunião urgente com o Ministro da Educação e Ciência, não tendo, até hoje, obtido qualquer resposta, apesar das nossas continuadas insistências.
Neste sentido, e considerando que:

- o abandono das obras de requalificação da Escola Secundária de Pinhal Novo, numa fase próxima da sua conclusão, representa um desperdício financeiro inaceitável, num período em que a rentabilização de recursos é tão necessária;

- do aumento do número de salas dependerá a capacidade para acolher mais turmas, descongestionando a EB José Maria dos Santos;

- as salas para as disciplinas específicas são uma condição essencial para promover a qualidade do ensino e estimular o sucesso educativo, num território onde a população escolar tem crescido, contrariando a tendência nacional;

- a comunidade educativa e o Município de Palmela desconhecem oficialmente as razões desta suspensão, não podendo, por isso, contribuir para fazer parte da solução, num concelho que tem demonstrado a importância da cooperação institucional;

A Câmara Municipal de Palmela, reunida a 8 de maio de 2013, em Pinhal Novo, delibera:

- repudiar a falta de diálogo e a ausência de respostas do Ministério da Educação e Ciência à comunidade escolar e ao Município de Palmela;

- exigir a conclusão das obras de requalificação da Escola Secundária de Pinhal Novo, de forma a garantir o aumento da oferta escolar, no próximo ano letivo.»





Atelier de lavores "Vamos bordar um lenço de namorados" | Biblioteca de Palmela


“Vamos bordar um lenço de namorados”
Biblioteca de Palmela recebe atelier de lavores

Nos dias 18 e 25 de maio, entre as 10h00 e as 12h00, a Biblioteca Municipal de Palmela recebe um atelier de lavores, inspirado nos tradicionais “lenços dos namorados”.
Nesta atividade, os participantes terão oportunidade de aprender algumas noções elementares de costura, bordado e crochet, que permitirão realizar um lenço decorado, utilizando um poema à escolha.
Inscrições gratuitas através do telefone 212336632 ou do emaildb@cm-palmela.pt.

Workshop de Nutrição apresenta dicas para comer corretamente e de forma económica



A Biblioteca Municipal de Palmela recebe, no dia 21 de maio, um workshop de nutrição, subordinado ao tema “Comer corretamente sem por isso gastar mais: factos e dicas”.
O workshop decorre entre as 17h30 e as 19h30 e é orientado pela Dr.ª Vera Baldeira, Nutricionista e NutriCoach, licenciada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz.
Inscrição gratuita através do email db@cm-palmela.pt ou do telefone 212336632.

Recital de Cravo "La Française" - João Paulo Janeiro | Igreja de Santiago, Castelo de Palmela - 18 de maio




Noite dos Museus no Castelo de Palmela
Igreja de Santiago é palco de Recital de Cravo com João Paulo Janeiro

No dia 18 de maio, e para assinalar a Noite dos Museus, a Artemrede e a Câmara Municipal de Palmela promovem o Recital de Cravo Solo Comentado “La Française”, com João Paulo Janeiro, na Igreja de Santiago do Castelo de Palmela.
Com início às 21h30, “La Française” propõe a descoberta do Barroco Musical Francês, um dos pilares do repertório solístico para cravo e órgão. O músico conduz a audiência através de uma breve viagem por alguns dos expoentes deste universo musical, como François Couperin e o seu tio, Louis Couperin, que estabeleceram uma ponte entre a tradição da dança cortesã, tão característica da Corte Francesa, e o estilo italiano de Frescobaldi. Destaque, também, para três peças de Jean-Baptiste Antoine Forqueray que representam uma das técnicas mais férteis da escrita do Barroco, a transcrição.
João Paulo Janeiro é intérprete de instrumentos de tecla históricos e divide a sua atividade profissional entre a investigação, os concertos, as gravações e a docência. É Mestre em Musicologia Histórica pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e tem colaborado com as principais orquestras e coros nacionais, e com várias orquestras estrangeiras em concertos e gravações de música portuguesa.
Para maiores de oito anos, o recital tem entradas no valor de 4 euros (desconto de 25% para menores de 25, maiores de 65, desempregados, profissionais de espetáculos e grupos superiores a 10 pessoas).
Durante a tarde, a partir das 16h00, João Paulo Janeiro estará, também, na Igreja de Santiago, para uma apresentação do instrumento Cravo, da sua história e características, com entrada livre.


Programa Recital:

FRANÇOIS COUPERIN
Prelúdio I

LOUIS COUPERIN
Suite VII
Prélude — Allemande La Précieuse — Courante — Sarabande — Gigue — Chaconne La Bergeronnette

FRANÇOIS COUPERIN
Prelúdio II

JEAN PHILIPPE RAMEAU
La Villageoise — Les Tendres Plaintes — Les Niais de Sologne

FRANÇOIS COUPERIN
Prelúdio II

ANTOINE FORQUERAY
La Montigni — La Sylva — Jupiter


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Saída da Chefe de Redacção do nosso Jornal

.... Saiu do quadro de colaboradores do nossa Jornal a Senhora Zita Maria Mendes Cardoso Henriques, que ate ao dia 30 de Abril de 2013 se encontrava a desempenhar as funções de Chefe de Redacção do nosso Jornal,  alerta-se a atenção dos nossos leitores que a mesma se encontra com o cartão deste Jornal, e levou da Redacção uma lista contendo contactos telefónicos, de algumas pessoas  e tem contatos  de Entidades Publicas e Privadas.
 Assim chama-se a atenção para o facto se forem contactados por essa Senhora em nome do Jornal que nos avisem de imediato para o nosso contacto, de Email.
O Diretor

Rui Henriques