terça-feira, 26 de março de 2013

Apresentação do Livro O espião português de Nuno Nepomuceno na Biblioteca de Loulé


19 de Abril
Sexta– feira—21h00
Nuno Nepomuceno nasceu em 1978, nas Caldas da Rainha. E fez o seu ensino secundário em Loulé. É licenciado em Matemática pela Universidade do
Algarve e reside na região Oeste. No ano letivo de 2000/ 2001 recebeu o
Prémio do Senado da Universidade do Algarve para melhor média final de
curso e a Bolsa de Estudo por Mérito. Em 2003 ingressou na empresa NAV
E.P.E. - a prestadora de serviços de tráfego áereo em Portugal. Até 2008
trabalhou na Torre de Controlo de Ponta Delgada, e atualmente, na do
Aeroporto de Lisboa. O Espião Português é o seu primeiro romance, com o
qual ganhou a 1ª edição do Prémio Literário Book.it para jovens autores.
O Espião Português é um thriller intenso e sofisticado, que combina elementos tradicionais da ficção
de espionagem com uma narrativa íntima de descoberta pessoal.
Através do seu complexo e sedutor herói, Nuno Nepomuceno transporta-nos para um mundo de
duplicidades, enganos e traições, no qual, como na vida, há valores que a tudo se sobrepõem.
Entrada livre.
Apresentação do livro O espião português de Nuno Nepomuceno

Poesia ao fim do dia na Biblioteca de Loulé


Poesia ao fim dia
Sextas-feiras - 18h00
O Projecto “Poesia ao fim do dia”, é uma actividade de promoção da
poesia, da leitura poética, da interacção entre o público, o leitor, o
livro e a poesia. Cada sexta-feira a Biblioteca receberá um convidado
que lerá/declamará poesia à sua escolha.
5 de Abril – Luís Guerreiro
12 de Abril – Maria João Catarino
19 de Abril – Manuela Gordo
26 de Abril – José Teiga
Destinatários: Público em geral.
Entrada livre.

Esposição da UNESCO na Biblioteca em Loulé de4 a 30 de Abril


04 a 30 de Abril
9h30 às 19h00
No dia 04 de abril a Biblioteca Municipal de Loulé receberá o certificado de Biblioteca Associada da UNESCO, passando a pertencer à rede
de bibliotecas associadas daquela organização internacional, das
mãos da Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO em
Portugal, Dra. Manuela Galhardo. A exposição A UNESCO em cartazes
surge para assinalar esta adesão e reflete as linhas de atuação da
UNESCO, traduzidas em ações concretas de defesa e promoção da Paz
e Direitos Humanos.
Entrada livre.
Público em geral.

Crime em Pinhal Novo, onde esta a segurança??


Ourives baleado e roubado junto ao infantário do filho


Um ourives foi segunda-feira baleado e roubado por três encapuzados, enquanto estava estacionado no parque de estacionamento do infantário onde tinha ido buscar o seu filho, em Pinhal Novo, Pombal, disse hoje à Lusa fonte da GNR.
Os assaltantes abordaram o ourives, de "cerca de 30 anos", pelas 19:30, no parque de estacionamento do infantário, atingiram-no com "um projétil" numa das pernas e roubaram-lhe "cerca de 170 mil euros", acrescentou a mesma fonte da GNR.
O ourives tinha ido com a mãe da criança buscá-la ao infantário e aguardava pelo regresso de ambos estacionado, quando foi roubado por "três encapuzados com uma arma de fogo", indicou a GNR em declarações à agência Lusa.
Os assaltantes fugiram a pé e continuam "em parte incerta", acrescentou a fonte.
A vítima teve de ser transportada para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal, para receber tratamento.
O caso foi entregue à Polícia Judiciária, informou a GNR.

terça-feira, 19 de março de 2013

Zé Nova expõe desenhos no Cineteatro em Palmela


Zé Nova expõe desenhos no
Cineteatro S. João

Entre 22 de março e 12 de maio, o Foyer do Cineteatro S. João, em Palmela, acolhe “Heitor Nova”, uma exposição de desenhos de Zé Nova. O artista, que tem colaborado com o Município em diversos projetos, em particular, na área do Serviço Educativo do Museu Municipal, apresenta, aqui, uma outra vertente do seu trabalho – o seu mais recente projeto de cartoon “Heitor Nova – My Human and I”. Da relação com o seu gato, surge uma coleção de cartoons para sorrir, onde as identidades do Gato Heitor e de Zé Nova se trocam e se fundem, para dar origem a Heitor Nova.
Ilustrador, figurinista, artista plástico, Zé Nova é uma figura conhecida no meio cultural regional. Natural de Lisboa, vive em Setúbal, cidade onde desenvolve a maior parte do seu trabalho. Como ilustrador, destaque para a sua colaboração com a Porto Editora em vários projetos editoriais, onde se destacam os manuais escolares da coleção “Alfa” e as aventuras infanto-juvenis “Duarte e Marta”.
A exposição é uma organização da Câmara Municipal de Palmela.

Plantação de árvores em Pinhal Novo


Participe na iniciativa!
Plantação de árvores em Pinhal Novo assinala Dia Mundial da Floresta


No âmbito da implementação do Projeto Floresta Comum e das comemorações do Dia Mundial da Floresta, a Câmara Municipal de Palmela promove, no dia 23 de março, sábado, às 10 horas, uma ação de plantação de 40 árvores, nomeadamente, pinheiros mansos e sobreiros, na Urbanização Vila Paraíso, em Pinhal Novo. A iniciativa envolverá a comunidade local, nomeadamente, moradores, IPSS, alunos da Escola Básica Salgueiro Maia e seus familiares, pessoal docente e não docente.
Os interessados em participar na plantação deverão inscrever-se através dos e-mailsccosta@cm-palmela.pt / aneto@cm-palmela.pt ou pelo telefone 212336690.
A primeira ação, no âmbito do referido projeto, decorreu no dia 11 de março, na Urbanização Colinas da Arrábida, em Quinta do Anjo, com a colaboração da Junta de Freguesia, e consistiu na plantação de quatro dezenas de árvores pelos alunos das escolas EB/JI de Bairro Alentejano e EB de Cabanas.
               

quinta-feira, 14 de março de 2013

Pagina de Publicidade no nosso Jornal em Março 2013

Habemus Papam ..... Temos Papa

Habemus Papam , o novo Papa é o Cardeal, de origem jesuíta, Jorge Bergoglio, de 76 anos arcebispo de Buenos Aires, Argentina,e escolheu ser tratado por Francisco. A chaminé da Capela Sistina deitou fumo branco pelas 18h06, o que significava, que o Papa havia sido eleito e ele estava entre os 115 Cardeais, fechados dentro da Capela Sistina. A decisão surgiu no segundo dia de conclave, na quinta votação dos cardeais eleitores, a quarta do dia e a segunda da tarde do dia 13 de Março de 2013. As luzes da sala que ilumina a varanda da Basilica de São Pedro acenderam às 19h22, precisamente uma hora depois de se saber que o novo Papa havia sido eleito, mas o Cardeal argentino Jorge Bergoglio, a partir de agora denominado por Francisco, só apareceu às 19h22, tendo sido recebido em apoteose pela massa humana que se encontrava na Praça de São Pedro, no Vaticano. Francisco I, de 76 anos, agradeceu o acolhimento caloroso dos fiéis e propôs uma oração pelo seu antecessor, Bento XVI, agradecendo o trabalho que desempenhou. Trata-se do primeiro Papa latino americano, bem como do primeiro Papa de origem jesuíta da história. Rui Henriques
Isabel Ruth aenta autobiografia em Palmela Isabel Ruth estará na Biblioteca Municipal de Palmela no dia 16 de março, sábado, às 16 horas, para apresentar a sua autobiografia poética e fotográfica “Fotopoesia”, com prefácio de Urbano Tavares Rodrigues. O encontro contará com poemas ditos pela atriz e uma sessão de autógrafos. Bailarina desde os 12 anos, Isabel Ruth é mais conhecida como atriz de teatro e cinema. Estreou-se no teatro em 1970, com a peça “O Marinheiro”, de Fernando Pessoa, e entrou no mundo do cinema com “Verdes Anos” de Paulo Branco, de quem foi atriz fetiche. Participou, até hoje, em 63 filmes, e tornou-se presença regular nos filmes de Manoel de Oliveira. No Festival de Cinema de Moscovo de 1995, foi eleita como Melhor Atriz. A Cinemateca Portuguesa fez-lhe uma homenagem em 1999 e João Bénard da Costa dedicou-lhe o livro "A Vida Dupla de Isabel Ruth". Em 2007, recebeu o Globo de Ouro com a sua interpretação em “Vanitas”, de Paulo Rocha. A escrita e a composição musical são mais algumas das áreas artísticas a que se dedica.

Página com noticias da Câmara Municipal de Palmela

Cine France 2013 | Cinema francês no Auditório Municipal de Pinhal Novo (sessões gratuitas) As imagens não estão apresentadas. Apresentar as imagens abaixo - Apresentar sempre imagens de lnascimento@cm-palmela.pt “Cine France 2013” Sessões gratuitas no Auditório Municipal divulgam cinema francês Entre 13 e 16 de março, o Auditório Municipal de Pinhal Novo recebe mais uma edição do Cine France, uma iniciativa do Grupo de Francês da Escola Secundária com 3º CEB de Pinhal Novo e da Câmara Municipal de Palmela, no âmbito do “Março a Partir” – mês da Juventude no concelho de Palmela. A divulgação do cinema francês e, em geral, da cultura e da língua francesas, são os principais objetivos do Cine France, que apresenta, este ano, quatro filmes que tiveram grande aceitação comercial e contribuíram para o aumento do interesse do grande público pelo cinema europeu. As sessões são gratuitas, mediante o levantamento de bilhete. Dia 13 de março – 10:30 | 15:30 | 21:30 Yamakasi - Samurais dos Tempos Modernos De: Ariel Zeitoun Com: Châu Belle Dinh, Malik Diouf, Williams Belle, Yann Hnautra Género: Drama, Acção Classificação: M/12 FRA, 2001, Cores, Duração: 90 min. Sete jovens, de nacionalidades zairense, vietnamita e senegalesa, criam um grupo denominado Yamasaki (termo de origem zairense que significa "espírito forte, corpo forte, homem forte") e inventam um novo desporto adaptado às ruas, escadas e paredes de Paris. Um dia, são imitados por um jovem que não pertence ao grupo e que acaba por sofrer um acidente. Os sete decidem, então, arriscar as próprias vidas para reunir o dinheiro para a operação que pode salvar o rapaz. O filme é inspirado em fatos reais e protagonizado pelos próprios Yamasaki. Dia 14 de março – 10:30 | 15:30 | 21:30 Os Visitantes Título Original: Les Visiteurs De: Jean-Marie Poiré Com: Christian Clavier , Jean Reno , Valérie Lemercier Género: Comédia Classificação: M6 França, 1993, Duração: 107 min. Em 1122, Godefroy de Papincourt, Conde de Montmirail, e os seus homens estão de regresso ao castelo quando passam por uma floresta encantada, onde capturam uma bruxa, que os amaldiçoa. Com a maldição, o Conde mata o futuro sogro, que confunde com um urso. A noiva desiste do casamento e entra para um convento. Inconformado, Godefroy pede ajuda a um feiticeiro para voltar ao passado e evitar a tragédia, mas algo corre mal e os guerreiros medievais acordam no século XX, para uma grande aventura... Dia 15 de março - 10:30 Os Visitantes Dia 15 de março – 15:30 | 21:30 Bem-vindo ao Norte Título Original: Bienvenue Chez Les Ch’Tis Argumento: Dany Boon Com: Dany Boon, Kad Merad, Zoé Félix Género: Comédia Classificação: M12 França, 2008 Duração: 106m Para animar a esposa Julie, o administrador dos correios Philippe Abrams faz o impossível para ser transferido para a costa sul de França. Mas quando o processo corre mal, o castigo é a transferência, durante três anos, para uma pequena estação dos correios de Nord Pas de Calais, uma região inóspita do norte do país. Embora contrariado, depressa é conquistado pelos afáveis e tranquilos habitantes do Norte. Dia 16 de março - 15:30 | 21:30 Amigos Improváveis Título original: Intouchables De: Olivier Nakache, Eric Toledano Com: François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny Género: Drama, Comédia Classificação: M/12, FRA, 2011, Cores, 112 min. Philippe, um aristocrata francês de meia-idade, sofre um acidente de parapente que o deixa tetraplégico e necessita contratar alguém para o apoiar nas suas rotinas. É assim que conhece Driss, um jovem senegalês recém-saído da prisão e que, à primeira vista, seria totalmente inadequado à função. Philippe, contra todas as expetativas, aprecia a sua sinceridade despreocupada e contrata-o. Uma amizade improvável, mas profunda, surge, assim, entre dois homens tão diferentes. Baseado em fatos reais, foi o filme mais visto em França em 2011 e tornou-se a película francesa mais rentável de sempre.