sexta-feira, 11 de maio de 2012


NOTÍCIA DE ULTIMA HORA


O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo que assumiu as suas Funções no passado dia 1 de Maio, dia em que os Bombeiros estiveram em Festa, no passado dia 9 deu entrada no Centro Hospitalar de Setúbal de urgência, tendo ficado internado.
Raul Prazeres, bombeiro à muitos anos neste corpo de bombeiros que agora assumiu o seu Comando, esta doente.
A Redação do Jornal Correio da Amizade, e o seu Diretor em particular, deseja um rápido restabelecimento a este bombeiro, e amigo, de à muitos anos, já que estivemos os dois na mesma família de bombeiros.

Rui Henriques / Zita Henriques / João Pedro
    Diretor        / Chefe Redação  / Informática

Centro de Saúde de Pinhal Novo anda de mal a pior ? 

O Centro de Saúde de Pinhal Novo, tem um serviço de Consulta aberta onde os utentes podem recorrer antes de ir para uma URGENCIA GERAL, mas aqui como sempre as coisas andam de Mal a Pior dai que se um utente precisar de uma consulta tem que ir para o Centro de Saúde às 13:00 horas.

A nossa Chefe de Redacção teve que acorrer a essa consulta, e deparou-se que se pretendia ser atendida tinha que ir para lá as 13:00 horas, como a Chefe de Redacção tem um trabalho e só chega ao Pinhal Novo, por volta das 18:30 horas, tem que ir a uma consulta na urgência geral, entupir as urgências no Hospital, com uma dor na coluna?

Perante esse facto entrou-se em contacto com a Senhora Directora Clinica Dra. Cristina Branco, que depois de ser posta ao corrente do facto, se teve como resposta:

Que vá ao Hospital se é urgente? Perguntamos nós para que serve as consultas no Centro de Saúde? Não é para tratar desses casos?? Onde esta a Coordenadora da Unidade de Saúde? Será que não sabe que tem que estar sempre disponível, é que antes de falarmos com a Senhora Directora Clínica tentamos entrar em contacto com a Coordenadora, que não sabemos onde estava?
Assim vai a saúde em Pinhal Novo, é tempo de se mudar o rumo destes casos.
 Rui Henriques/ Zita Henriques 

Semana da Saúde em Setúbal uma iniciativa do Centro Hospitalar de Setúbal sete dias com o coração.

Decorreu entre os dias 7 e 10 deste mês na Avenida Luísa Todi em Setúbal, esta iniciativa, no sentido de dar-nos maior divulgação ao invento estivemos no passado dia 9 neste local, o qual demos conta de um facto de muita falta de respeito e de consideração não só para os utentes, como para nós Comunicação Social.

Ao chegarmos ao local onde estava esta iniciativa, perguntei a uma assistente no local quem era a Pessoa responsável pela iniciativa, foi-nos respondido que seria a Dra. Quitéria a Pessoa a quem me deveria de dirigir, o que fiz, ao chegar ao local deu-se este simpático dialgo que passo a mencionar porque é bom que se saiba?

Director do Jornal; Bom dia Dra. , posso dar-lhe uma palavra?
Dra. Quitéria; Isto ainda não abriu tem que esperar?
Director do Jornal; pois é pena pode ver depois no Jornal].

Pois temos pena que ainda possa haver Pessoas que não saibam ter o mínimo de Educação perante os outros uma vez que foi ensinado desde criança que a educação é linda e só fica bem quanto mais não seja dar-se a SALVAÇÃO AOS OUTROS AINDA QUE SEJAM NOSSOS INIMIGOS, O QUE NÃO ERA O CASO.

Rui Henriques





  Doentes sem  Privacidade em Organismos de Saúde em Portugal.
             
        Hospital de Faro 



 Há já algum tempo que ando para fazer este artigo, e denunciar como os utentes do Serviço Nacional de Saúde ( SNS ), são tratados agora aqui esta a oportunidade, onde se vai alertar para as violações que são cometidas, por PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

[ O Jornal Correio da Manhã, através da sua Jornalista Cristina Serra no dia 28 de Abril, fez um artigo intitulado “ Faro Hospital sem Biombos para separar os pacientes e dar privacidade”  “Doentes deitados ao lado de Mortos”.

 Alguns doentes de Cancro internados no Hospital de Faro têm assistido à morte de pacientes que estão deitados nas camas do lado por falta de um biombo ou de uma cortina que os separe.
“ É dramático para um doente de Cancro estar deitado ao lado de outro que morre e ter de olhar para ele porque não há nada a tapar a visão” queixou-se um familiar ao CM.
O mesmo familiar destaca o que classifica como “ atentado ao pudor e à privacidade dos doentes” por estarem expostos na sua nudez quando lhes estão a fazer a higiene diária ou quando são submetidos a actos clínicos.
Pedro Nunes, presidente do conselho de administração do Hospital de Faro, refutou as criticas e explicou ao CM que “ ainda não houve tempo para colocar as cortinas porque o serviço é novo”. No entanto, admitiu que nem sempre é possível ter um doente terminal num quarto individual nem evitar situações de morte nos hospitais. A falta de cortinados, adianta, não se deve à redução de despesa porque o hospital garante os tratamentos aos doentes os tratamentos que precisam. “ Aqui não há barreiras no acesso às terapêuticas. Há dias autorizei os tratamentos a um doente em que cada ampola custa 18 mil euros”, afirma Pedro Nunes.]

(Artigo da responsabilidade da Jornalista CM Cristina Serra. Reprodução com a sua autorização).

  < <<<<     <<<<<     <<<<<     <<<<<     <<<<<     <<<<<     <<<<<    <<<<<     

Sobre este tema nós temos que revelar que não é só no hospital de Faro:
Vamos abordar três temas; obre violações de privacidade dos utentes que são atendidos no Serviço Nacional de Saúde, em Portugal.

Dois casos no Centro de Saúde de Loulé; e um terceiro no Hospital São Bernardo em Setúbal:

Hospital de Loulé

1º  Doente acamada com AVC paralisada do lado esquerdo, insulina dependente tipo l , Centro de Saúde de Loulé:
A  doente teve que recorrer ao serviço de urgência do centro de saúde com um quadro clínico, de diarreia e febre, não houve tempo útil para se poder dar banho à doente, bem como à neta que apresentava o mesmo quadro clínico, foi accionado o 112, à residência a primeira triagem de avaliação, pelo socorrista INEME, optou-se com a concordância do Médico do CODU de Faro, que ambas fossem transportadas, para a referida unidade de saúde.
Uma vez lá chegada a Idosa que se encontrava com frauda colocada, coube à Enfermeira, de serviço em conjunto com uma auxiliar, de que lhe fosse retirada e mudada, senão quando, como a idosa, se encontrava com urina, a enfermeira chamou-lhe directamente PORCA, e bem como a auxiliar, tendo esta ultima saído por uma porta lateral, às traseiras da urgência, onde é normal se encontrarem a fumar, a mesma que se encontrava a sair do seu turno ao passar o serviço á colega que estava a entrar disse que tinha lá uma doente toda porca, e que já a tinha     
 Lavado, esquecendo-se ambas que estavam a ser ouvidas por um familiar da doente em causa, e ao mudar a doente fizeram em presença de outro doente de sexo masculino.

2º Doente com 39,5 de febre alvo de tentativa de violação de privacidade por parte de Enfermeiro e de Médica no S O (serviço de observação), Centro de Saúde de Loulé:
O doente que por azar era eu dei entrada de urgência no serviço do Centro de Saúde, com um quadro de arrepios de frio e com febre, passado pela triagem foi colocado no S O, onde já se encontravam duas doentes ambas do sexo feminino, uma numa cama lateral onde me encontrava deitado, e outra doente numa cama em frente a mim, esta ultima tinha uma menor em sua companhia, uma criança que não deveria ter mais de 10 – 12 anos.
Houve um enfermeiro que se me dirigiu com um medicamento e logo de imediato intentou-me retirar-me o robe que tinha vestido, ao que eu me opôs a tal pretensão, e o mesmo acabou por se retirar do local.
Passado algum tempo veio uma auxiliar à qual solicitei um lençol, para me tapar, o que me foi entregue, nisto e já eu estava com o referido lençol, apareceu-me uma Médica que também intentou despir-me ao que eu lhe fiz referência às Pessoas que se encontravam, no local, tendo solicitado que a mesma corre-se o cortinado, ao que a Médica acedeu por fim.
Estes dois casos foram referenciados ao então Director Executivo do Aces central de Faro, Dr. Carlos de Sousa, e à Directora Clínica Dr.ª Natália Correia, ainda sobre esta tentamos ouvir a sua posição, mas a mesma escusou-se a comentar, apesar dos contactos efectuados para se pronuncia-se, é triste que uma Médica como ela é não queira prenunciar-se.
===========================================================


3º Hospital São Bernardo em Setúbal (Centro Hospitalar de Setúbal) Violação de Processo Clínico por parte de uma Enfermeira com a conivência da Médica.




No que se refere ao Hospital São Bernardo em Setúbal o caso penso que se torna ainda mais grave, senão vejamos;
Houve um doente ao qual lhe foi marcada uma consulta de Especialidade, quando o mesmo foi chamado ao gabinete Médico, deparou-se com uma Enfermeira, a mexer no seu Processo Clínico, com a conivência da Médica, sem que para tal o utente tenha dado o seu consentimento, quer verbal ou por escrito.
Perante esse facto, e atendendo que seria a sua primeira consulta e que o utente, teria que passar uma serie de informações com caracter de e sujeitas a Segredo Profissional, o mesmo solicitou que a Médica em causa manda-se retirar do gabinete, a enfermeira em questão, o que aconteceu, assim teve o utente que abandonar o gabinete, e participar ao conselho de administração os factos ocorridos, uma vez que se estava a violar os direitos de privacidade do utente em causa, é fácil dizer que os Médicos têm o dever do Segredo e Sigilo Profissional, muito bem, estou de acordo, os Profissionais de Enfermagem estão sujeitos a esse Segredo Profissional, somo se explica o caso do Centro de Saúde de Loulé, uma Utente, lá por ter idade e ser dependente pode-se chamar de porca?
Não vamos rotular todos pelo mesmo, porem quando há Pessoas que se comportam de maneira menos correta, e fazem violações graves, têm que ser desmascarados pode um utente confiar no Profissionais de Saúde?
Pode quando se depara com um ou uma Profissional, competente e responsável, ai sim até tem o dever de lhe propor Louvor, e Reconhecimento, isso já aconteceu com um utente, propor um Louvor a uma Médica Brasileira, a trabalhar no Algarve pelo seu desempenho e Humanismo Prestado a uma doente e seus familiares.

Voltando ao início o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, Pedro Nunes, em nosso entendimento ele, teve uma branca, nunca se abre um serviço sem tudo estar devidamente correto e em conformidade, com os direitos e deveres ele esqueceu-se, que o Hospital de Faro não é a Ordem dos Médicos, bem tal não devia ser a Pressa, porque se esqueceu dos Biombos e Cortinados, no Serviço de Oncologia, é grave Senhor Doutor Pedro Nunes, mas ainda lhe chamo eu a sua atenção, para as ilegalidades ai praticadas;
O seu colega Romero Pneumologista, que ai trabalha anda a violar as mais elementares normas de trabalho, se não sabe então eu digo-lhe:
O primeiro doente a fazer a inscrição para consulta, é o ultimo que ele atende em consulta? Não sabia? Já sabe?
Deu alta a um doente administrativamente, sem o ver em consulta, fez uma serie de recomendações, ao doente, sem que o doente soube-se já que não houve consulta? Não sabia? Fica a saber?
O Doente só soube do que se passava por força Legal do decreto-lei 46/2007 de 27 de Agosto, o qual tem acesso ao seu Processo Clínico Pessoal.
É pena que se tenha que alertar as Pessoas para estes casos, tanto o do Hospital de Faro, Centro de Saúde de Loulé, e do Hospital São Bernardo em Setúbal, muitos mais á mas estão em segredo, estes casos são muito tristes, quando um utente paga taxas e mais taxas para uma consulta ou ato Médico, e depois se depara com estas situações.

Rui Henriques
Director.  



 Nota de Redacção:

Tínhamos, pensado em incluir neste número do Jornal um artigo sobre o Centro de Radiologia do Pinhal Novo, porem o seu Responsável não respondeu aos nossos contactos para que fosse feita a Reportagem dai que este tema vai ficar a aguardar nova oportunidade para ser feito





                                            Dr. Eduardo Banito

                      Médico de Clínica Geral e Psiquiatria
             Consultas às 2.ª 4.ª e 6.ª das 15:00 às 19:00 horas
               Rua Mouzinho de Albuquerque 57 2955- 210 Pinhal Novo
                       Contacto para informações e Urgências 917 231 379





                                                   Rui Henriques
            Executa trabalhos de Electricista de Baixa Tensão
          Faz trabalhos de Carpintaria Geral e de Canalização
                           ORÇAMENTOS GRATIS
                 Telemóveis:  960 178 482   ///   910 495 469
             E mail: domruidehenriques@gmail.com